Home » Assisténcia Técnica, CAU/MG, Eventos, Notícias, Patrocínio » Casa da Comunidade realiza evento de troca de experiência sobre ATHIS em Nova Lima

Casa da Comunidade realiza evento de troca de experiência sobre ATHIS em Nova Lima

Projeto foi um dos contemplados no segundo edital de patrocínio em Assistência Técnica do CAU/MG

O projeto CASA DA COMUNIDADE: CONSTRUINDO A ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – ATHIS EM NOVA LIMA-MG, convida profissionais e coletivos do estado de Minas Gerais para mostrar seus trabalhos em Nova Lima, em um evento de troca de experiências em troca de experiências de assistência técnica que acontecerá no dia 27/03/2020.

Para isso, o IDESSC faz uma chamada para que os interessados em apresentar experiências, acesse o formulário: https://forms.gle/LVYvGABSWZLDjskn6 e registre a sua experiência. As experiências cadastradas e selecionadas serão convidadas para um encontro de troca de experiências a ocorrer no dia 27/03/2020, CASA DA COMUNIDADE – CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA TÉCNICA, em Nova Lima.

O evento é feito em parceria com o CEFET de Curvelo e fará parte do IV fórum de pesquisa e extensão: Experiências em Assistência Técnica.

 

Informações (Coordenadoras do Projeto):

 

Saiba mais sobre o projeto

O IDESSC – Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural entidade que desenvolve e fomenta ações artístico-culturais, vinculada a ações e de sustentabilidade ambiental, implantou a Casa da Comunidade: Construindo a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS em Nova Lima-MG, com recursos do Edital de Patrocínio de fomento da ATHIS, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG.

Localizada no Largo do Rosário em um sobrado antigo, o projeto visa promover a difusão de conhecimento sobre a Assistência Técnica para a melhoria da  Habitação de Interesse Social (ATHIS), aprovada lei 11888/2008, regulamentada em nível municipal pela lei municipal 2469/2014 e do Plano de Regularização Fundiária, lei municipal 2495/2005. 

A inovação do projeto está na implantação da participação popular e na adesão do profissional de Arquitetura e Urbanismo na construção da política pública da ATHIS em Nova Lima, utilizando os recursos possíveis no edital do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/MG para a difusão e propagação da ATHIS em Nova Lima. Para tanto, a Casa também dá apoio à comunidade para desenvolver ações da chamada economia criativa.

Como o IDESSC já atua no município através do Núcleo de Artes e Ofícios, a Casa da Comunidade contará  com parceria do projeto que trabalha com a recuperação das tradições do restauro e executa ATHIS como interface com o patrimônio, atrelando o trabalho de restauro de edifícios à formação continuada de mão de obra. O projeto da Casa da Comunidade conta  com oficinas itinerantes, cuja tarefa é levar a leitura comunitária e a difusão do público local para os profissionais, abrindo caminho para este debate necessário. O Núcleo de Artes e Ofícios é parceiro do projeto e atuou na restauração do bem.

O projeto visa também estimular melhorias das moradias nas comunidades urbanas e/ou rurais, orientando processos de regularização das edificações e regularização fundiária em áreas de interesse social, apresentando uma metodologia inovadora de práticas e técnicas de ATHIS, que fará uma articulação inédita entre o Núcleo de Artes e Oficios, voltado para assistência técnica do patrimônio histórico, parte integrante da agenda do projeto.  As oficinas acontecerão na Sede, Macacos, Galo, Honório Bicalho, Santa Rita e Água Limpa e estão abertas aos municípios,  moradores, arquitetos urbanistas e demais interessados no tema.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 13 =