Home » Assisténcia Técnica, CAU/MG, Eventos, Notícias, Patrocínio » Casa da Comunidade: Projeto contemplado em Edital do CAU/MG abre as portas neste fim de semana

Casa da Comunidade: Projeto contemplado em Edital do CAU/MG abre as portas neste fim de semana

O IDESSC – Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural entidade que desenvolve e fomenta ações artístico-culturais, vinculada a ações e de sustentabilidade ambiental, implantou  a CASA DA COMUNIDADE: CONSTRUINDO A ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM NOVA LIMA-MG, com recursos do edital de patrocínio de fomento da ATHIS, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG.

Casa da Comunidade

Localizada no Largo do Rosário em um sobrado antigo, o projeto visa promover a difusão de conhecimento sobre a Assistência Técnica para a melhoria da  Habitação de Interesse Social (ATHIS), aprovada lei 11.888/2008, regulamentada em nível municipal pela lei municipal 2469/2014 e do Plano de Regularização Fundiária, lei municipal 2495/2005.  Esta lei assegura o atendimento por arquitetos urbanistas para o projeto, reforma e ampliação, de população de baixa renda que não pode pagar por estes serviços. Segundo a Coordenação do projeto, exercida pelas Arquitetas Urbanistas Cláudia Pires e Márcia Armond, o projeto fortalece a ideia de Arquitetura para todos no município, uma das bandeiras das entidades de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia  que pela sua aprovação em 2008.

Abertura oficial

O projeto da Casa da Comunidade conta com oficinas itinerantes, cuja tarefa é levar a leitura comunitária e a difusão do público local para os profissionais, abrindo caminho para este debate necessário. A abertura oficial da casa será dia 14/09/2019 e o evento de ATHIS a ser realizado pelo projeto é parte da preparação do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA, a ser realizado em 2020.

A inovação do projeto está na implantação da participação popular e na adesão do profissional de Arquitetura e Urbanismo na construção da política pública da ATHIS em Nova Lima, utilizando os recursos possíveis no edital do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/MG para a difusão e propagação da ATHIS em Nova Lima. Para a viabilização do projeto, a Casa da Comunidade servirá como ponto permanente para a discussão da ATHIS, divulgando o trabalho do CAU/MG,  além de orientar a lei de Assistência Técnica para o interesse Social,  a Regularização Fundiária, o Plano Municipal de Risco e no seu conjunto, a política de habitação, com apoio institucional da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Como o IDESSC já atua no município através do Núcleo de Artes e Ofícios, a Casa da Comunidade contará  com parceria do projeto que trabalha com a recuperação das tradições do restauro e executa ATHIS como interface com o patrimônio, atrelando o trabalho de restauro de edifícios à formação continuada de mão de obra.

O projeto visa também estimular melhorias das moradias nas comunidades urbanas e/ou rurais, para quem não tem condições de pagar pelo profissional, orientando processos de regularização das edificações e regularização fundiária, apresentando uma metodologia inovadora de práticas e técnicas de ATHIS, fazendo uma articulação inédita entre o Núcleo de Artes e Oficios, voltado para assistência técnica do patrimônio histórico, parte integrante da agenda do projeto.  As oficinas acontecerão na Sede, Macacos, Galo, Honório Bicalho, Santa Rita e Água Limpa e estão abertas aos moradores, arquitetos e demais interessados no tema.

 

Serviço

CASA DA COMUNIDADE
Construindo a Assistência Técnica para Habitação de interesse social em Nova Lima/MG

Abertura: 14/09/2019
Endereço: Largo do Rosário, 290, Rosário, Nova Lima.

 

Sobre o IDESSC

O Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural pauta sua atuação no trabalho de conscientização, participação e organização da sociedade civil, e também na realização de projetos e consultoria/assessoria nas áreas sociais, artísticas, culturais, do patrimônio, turismo e meio ambiente, para promoção da cidadania e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, que promovam a cidadania e a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Com a atuação direta em Nova Lima desde 2018, a entidade vem lidando com comunidades oriundas da mineração, considerando ainda a existência de Planos de Regularização Fundiária e Leis de Assistência Técnica parte da Política Habitacional do município de Nova Lima. Com a implantação da Casa de ATHIS Casa da Comunidade, o IDESSC pretende transformar este espaço em um local de referência, com ações  de formação permanente, de difusão cultural sendo que nesta casa serão realizadas oficinas com treinamento e capacitação da população e dos profissionais locais.

 

 

Incentivo à arquitetura social

O apoio do CAU ao projeto CASA DA COMUNIDADE: CONSTRUINDO A ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM NOVA LIMA-MG, coaduna com a justificativa técnica social do CAU/MG que se pauta por orientar o exercício profissional e o seu aperfeiçoamento, com informação, educação e a difusão de conhecimentos e experiências sobre a Assistência Técnica para a Habitação de Interesse Social (ATHIS).

 

Via IDESSC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.