Arquitetura

Conheça a campanha de valorização profissional do CAU/MG

Trabalho, iniciado em 2016, utilizou diferentes abordagens sobre o trabalho do arquiteto e urbanista.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais têm por função legal “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício de Arquitetura e Urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da Arquitetura e Urbanismo”. Ou seja, sua principal atuação é fiscalizar e orientar o exercício da profissão a fim de resguardar não apenas o bem estar da população mineira, mas também garantir que a atuação na área seja exercida por profissionais habilitados para tanto.

No entanto, a aceitação da arquitetura e urbanismo exercida por leigos é uma questão com raízes muito anteriores à criação deste Conselho. Então, fazem-se necessárias campanhas de valorização profissional e conscientização da sociedade sobre o que é ser um arquiteto e urbanista.

A partir dessa premissa que o CAU/MG, assim como outros CAU/UF’s e CAU/BR, realiza trabalhos nos meios de comunicação impresso e virtual, palestras, oficinas, entre outros. E no ano de 2016 foi iniciada mais uma campanha de valorização da profissão do arquiteto e urbanista em Minas.

DESENVOLVIMENTO DA CAMPANHA

O conceito no qual se apoia a elaboração foi elaborado a partir de trabalho conjunto entre a Presidência, Conselho Diretor e Assessoria de Comunicação do CAU/MG. E executada pela agência de publicidade e propaganda contratada pelo Conselho, Lume Comunicação.

O desenvolvimento das etapas desta campanha segue a sequência lógica do processo de uma obra:

  1. Identifica-se o problema/necessidade a ser resolvido;
  2. É determinada qual será a resolução da questão apresentada;
  3. Apresenta-se a solução efetiva do problema/necessidade

E os objetivos principais do CAU/MG com esta campanha são:

  • Você faz um bom negócio quando contrata um arquiteto e urbanista, que deve estar desde o início de sua obra. Uma vez que é quem está capacitado para efetuar o projeto arquitetônico.
  • O trabalho do arquiteto e urbanista desde o início gera otimização dos recursos e materiais de obras de reforma ou construção. A fim de evitar surpresas desagradáveis e gastos desnecessários.
  • Uma cidade melhor para se viver necessita da arquitetura e urbanismo. É uma expressão social que incentiva a humanização das cidades e a sustentabilidade.

Trabalhada principalmente nas mídias sociais, com o objetivo de viabilizar a participação dos arquitetos e urbanistas e também da sociedade em geral, a campanha foi dividida em três temas.

TEMÁTICAS DA CAMPANHA E SUAS PRINCIPAIS PEÇAS

TEMA 1: Para resolver, conte com o arquiteto e urbanista.

Criação de soluções adequadas que resolvam o problema encontrado de forma eficaz.

TEMA 2: Para economizar, conte com o arquiteto e urbanista.

Otimização de recursos e redução de custos.

TEMA 3: Para humanizar, conte com o arquiteto e urbanista.

Sua importância na preservação do patrimônio e resolução dos problemas urbanos, uso e ocupação dos espaços.

Também foram impressos folders com as três temáticas da campanha juntas. Distribuídos em eventos que o Conselho realiza ou participa, e em nossos Escritórios Descentralizados para quem tiver interesse em adquirir sem custo. Clique no link abaixo para visualizar a versão digital:

Acesse o Facebook oficial do CAU/MG para ter acesso a essas e outras peças que fizeram parte da campanha. E também acompanhar notícias, eventos e curiosidades ligadas à arquitetura e urbanismo em Minas e no mundo.

 

0 resposta

  1. Sou Arquiteto e Urbanista e Bacharel em Direito, e completei em 2016 – 50 anos de formado pela UFMG. Tenho aproximadamente 2.500 projetos executados e mais de 2.000.000 de m² de obras executadas. Fui professor 22 anos na Unifenas e no Unis de Varginha. Atualmente continuo projetando, executando obras, fazendo palestras e consultorias. Estou escrevendo um livro sobre o que é ser Arquiteto ” EU Arquiteto 50 anos” que lançarei neste ano ainda. Moro em VARGINHA/MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo