Arquitetura

Campanha do CAU/BR pede atenção dos prefeitos para o planejamento urbano

Campanha comemorativa do Dia do Arquiteto e Urbanista propõe 10 medidas para melhoria das cidades em apoio à Nova Agenda Urbana da ONU.

Em homenagem ao dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lança uma campanha publicitária cuja temática é a melhoria de nossas cidades. A data passou a ser comemorada em 2011, quando foi efetivamente instalado o CAU/BR, no dia 15 de dezembro, dia escolhido para a posse dos primeiros conselheiros por marcar o aniversário do arquiteto Oscar Niemeyer, vencedor do Prêmio Pritzker e autor de diversas obras consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade.

O slogan da campanha é “O planejamento urbano melhora nosso lugar no mundo. Concorda, Prefeito?”. O objetivo é conscientizar os gestores públicos recém eleitos, e que tomam posse em 1º. de janeiro, sobre a importância da Arquitetura e do Urbanismo.

A campanha apoia a Nova Agenda Urbana definida na Habitat III (3ª. Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável) realizada em Quito, Equador, em outubro passado, e dá início à implementação da “Carta-Compromisso do CAU/BR sobre a Nova Agenda Urbana” entregue ao secretariado da conferência.

“Em consonância com Declaração de Quito. propomos à sociedade em geral, em especial aos prefeitos e vereadores eleitos, dez medidas pela qualidade das cidades”, informa Haroldo Pinheiro, presidente nacional da autarquia.

As 10 medidas sugeridas incorporam e ampliam aquelas apresentadas pelo CAU/BR na “Carta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores”, lançada antes das eleições de 2016, com bastante repercussão em diversos Estados em razão de trabalho dos CAU/UFs.

Além do uso das mídias tradicionais e redes sociais, a campanha desse ano irá explorar veiculações em meios de transporte público com grande mobilidade e visibilidade. Um deles é o VLT, rede de veículos leves sobre trilhos em operação que integra o centro do Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont e à região portuária. Outra é o metrô de São Paulo, mais especificamente a linha Verde, que cruza a avenida Paulista. Em ambos os casos, uma composição será “envelopada” com peças da campanha. A veiculação irá de 12/12/16 a 11/01/17.

A campanha estreou no dia 07/12/16 nas redes sociais, com um hotsite (www.caubr.gov.br/prefeitos) dentro do site do CAU/BR, replicado nos sites dos CAU/UFs. E também nos sites Arcoweb, ArqBacana, Piniweb e revista aU, através de banners que ficarão destacados em suas homes até o dia 11/01/17. Ainda no âmbito da Internet, serão feitas divulgações no Facebook, no Youtube e, especificamente no dia 15/12/16, nas homes dos portais Globo.com, Folha.com e Estadão.com, todos com acesso nacional.

Vídeo da campanha:

Entre os dias 11 e 17 serão veiculados nacionalmente vídeos e áudios em canais de TV aberta, TV fechada e rádios. Em jornais, serão publicados anúncios de meia página no dia 15 em O Globo, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, todos de circulação nacional. E mais uma página inteira no jornal Metro que circularão nas praças de São Paulo, Rio e Belo Horizonte.

Diversos CAU/UFs reproduzirão a campanha em jornais, revistas, ônibus (busdoor) e outdoors regionais, além de peças próprias criadas para a comemoração da data.

Confira a matéria completa no site do CAU/BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Concurso do CAU MG: Edital publicado com vagas para médio e superior

CAU/MG

CAU/MG e SMPU se reúnem para discutir PL dos painéis de LED

CAU/MG

CAU/MG apoia Emendas 123, 207 e 270 da MP 1286/2024

Pular para o conteúdo