Arquitetura

Building of the Year 2023: 2 dos 3 projetos brasileiros vencedores são de Minas

Os projetos Barraco do Kdu, no Aglomerado da Serra, e armazém da exportadora CarmoCoffees, em Três Corações, são 2 dos 3 projetos brasileiros que venceram o prêmio anual do portal ArchDaily, junto ao Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020.

A premiação internacional promovida pelo portal Archdaily, o Prêmio Building of the Year 2023 (Prêmio Construção do Ano 2023), anunciou nesta segunda, dia 23/02, os vencedores das 15 categorias na edição deste ano, dos quais três são projetos brasileiros. A moradia do artista Kdu dos Anjos, no Aglomerado da Serra, a maior favela de Belo Horizonte, ganhou na categoria Casa, o armazém Carmo Coffees venceu na categoria Arquitetura Industrial, e o Brazilian Pavilion, instalação temporária da Expo Dubai 2020, venceu na categoria Arquitetura Cultural. As obras concorreram com milhares de projetos do mundo todo, com mais de 150 mil votos recebidos ao longo das últimas três semanas.

 

Building of the Year 2023
Casa no Pomar do Cafezal, o “barraco do Kdu”. (Foto: Leonardo Finotti)

 

Batizada de Casa no Pomar do Cafezal, o “barraco do Kdu” disputou o título com mais de 1.700 moradias, sendo que 160 são apenas no Brasil. A casa de 66 m² e tijolos aparentes, ao estilo das construções vizinhas, foi projetada pelo coletivo Levante, que reúne designers, engenheiros, paisagistas e estudantes voluntários, liderados pelos arquitetos Joana Magalhaes e Fernando Maculan, que realizam projetos para a periferia. Os dois andares abrigam um quarto, dois banheiros, cozinha americana, área de serviço, deck e duas lajes que viraram espaços de convivência. A edificação também e também venceu o 8º Prêmio Tomie Otake. Em seu perfil público nas redes sociais, o dono da casa afirmou que o prêmio coloca a favela nos holofotes e “abre diálogos super importantes sobre a atuação do arquiteto nas periferias, que tende a se limitar à pesquisa acadêmica”.

Já o armazém da exportadora CarmoCoffees, assinado pelo arquiteto Gustavo Penna, se destaca à beira da rodovia Fernão Dias (BR-381), na cidade de Três Corações. “Localizado em área estratégica, o lugar pede uma forma notável. A velocidade da visualização desde a rodovia nos conduziu à grande horizontal: clareza e força numa forma única. Sobre esta base, imprime-se o objeto de nossa reverência: um escavo, côncavo, translúcido, da cor do café torrado”, conforme descrito pela equipe do projeto. A intenção do projeto era “demonstrar amor pelo trabalho realizado” com cuidado, conhecimento e cooperação em cada uma das atividades realizadas para a produção de Café, representando a arquitetura de forma versátil, como é conhecido o trabalho do arquiteto. 

Armazém da exportadora CarmoCoffees, do arquiteto Gustavo Penna (Foto: Leonardo Finotti)

 

O terceiro projeto brasileiro, o Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, foi projetado pelos escritórios JPG.ARQ, MMBB Arquitetos e Ben-Avid para oferecer uma experiência sensorial sobre com os biomas e o patrimônio cultural brasileiro. 

 

Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, projeto dos escritórios JPG.ARQ, MMBB Arquitetos e Ben-Avid

Fonte: CAU/BR e Archdaily

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo