Entidades

As oportunidades na gestão de resíduos da Construção Civil

Descarte irregular afeta o meio ambiente e consequentemente a saúde. Empresas e órgãos públicos devem aderir à uma gestão adequada dos restos de obras.”

Um dos grandes problemas atuais de áreas urbanizadas é o descarte irregular de entulhos. Nos grandes centros, principalmente, o problema pode assumir proporções catastróficas, causando enchentes, pragas urbanas e problemas de saúde pública.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), os resíduos gerados pela construção civil podem chegar a 70% da massa total dos resíduos gerados nos municípios brasileiros, o que merece atenção por parte de moradores, empresas, entidades e órgãos públicos para o descarte correto desse material.

Reciclar o entulho – independente do uso que a ele for dado – representa vantagens econômicas, sociais e ambientais, tais como:

  • Economia na aquisição de matéria-prima, devido a substituição de materiais convencionais, pelo entulho;
  • Diminuição da poluição gerada pelo entulho e de suas consequências negativas como enchentes e assoreamento de rios e córregos, e
  • Preservação das reservas naturais de matéria-prima.

Esse assunto será tema de evento realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) em parceria com Colegiado de Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/MG) e a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON).

O evento online “Resíduos da construção: Um problema e uma oportunidade” será realizado amanhã, dia 05 de agosto, ao vivo pelo canal do Youtube do CAU/MG e contará com a participação de especialistas em gestão de resíduos.

Esse encontro quer, ainda, reforçar a importância do papel do Arquiteto e Urbanista nas ações voltadas para o descarte apropriado de resíduos da construção civil.

 

SERVIÇO

Evento: Resíduos da Construção: Um problema e uma oportunidade

Data: 05 de agosto, quinta-feira

Horário: 14h

Local: Canal do Youtube do CAU/MG

EVENTO GRATUITO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

Pular para o conteúdo