Arquitetura

Arquitetura e urbanismo marcam presença no Congresso de Vereadores

Em sua 10ª edição, o evento municipalista da AMM contou com a participação de vereadores de todas as regiões do estado

Congresso de Vereadores

 

Congresso de Vereadores

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG esteve presente no X Congresso de Vereadores, da Associação Mineira de Municípios – AMM, para promover as pautas da arquitetura e urbanismo e apresentar a essencialidade dos arquitetos e urbanistas na construção de cidades melhores, qualificando sua infraestrutura e habitação. Levamos materiais e informações aos vereadores e demais gestores presentes sobre como a participação desses profissionais no planejamento urbano, na elaboração de Planos Diretores e legislação urbanistica é indispensável para que haja um desenvolvimento equilibrado dos municípios.

Os Conselheiros usufruíram do espaço destinado para a promover a troca de ideias, sugestões e esclarecimentos sobre pautas imprescindíveis para as administrações municipais, como Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS, planejamento urbano e legislações urbanísticas e de obras.

O evento proporcionou contato entre o CAU/MG e os vereadores, prefeitos, técnicos, lideranças políticas e profissionais responsáveis pelo planejamento urbano, permitindo a ampliação das discussões sobre arquitetura e urbanismo na construção de cidades mineiras com uma qualidade de vida maior. O CAU/MG também apresentou o Projeto Rotas, que busca responder às demandas dos municípios se fazendo presente no maior número possível de cidades de Minas. Com o Rotas, o Conselho consegue chegar nas cidades que não possuem escritórios descentralizados e, com isso, ampliar o diálogo, fiscalizar obras, inclusive com o atendimento a denúncias, e garantir um exercício pleno e seguro da profissão.

Conheça mais sobre o Projeto Rotas: www.caumg.gov.br/projeto-rotas

 

 Luciana Bracarense Coimbra, Conselheira Titular do CAU/MG e Coordenadora da Comissão Temporária de Equidade e Diversidade, fala sobre a participação do Conselho no X Congresso de Vereadores da AMM. “A intenção e o objetivo de estarmos aqui é a aproximação com vereadores e prefeitos, para mostrar a importância da atuação do arquiteto nas cidades, mostrar as comissões e o investimento que o CAU está fazendo em termos de assistência técnica para habitação de interesse social, conhecer o universo dos profissionais por meio da Comissão de Equidade e Diversidade”.

 

Assista à entrevista da Conselheira na íntegra.

 

É sempre importante demonstrar na prática o trabalho realizado pelos Conselheiros na defesa e valorização dos arquitetos e urbanistas de Minas Gerais e da sociedade como um todo. A construção de cidades deve levar em conta habitação, qualidade de vida, infraestrutura e bem-estar para todos! Além disso, a Comissão também visa compreender de forma geral os percalços enfrentados pelos arquitetos e urbanistas no exercício de sua profissão, oferecendo diagnóstico e traçando soluções para esses desafios.

 

 

Palestras do Congresso

Caso queira assistir a transmissão do Congresso e acompanhar as discussões e palestras realizadas ao vivo durante o evento, acesse o canal do YouTube da AMM, ou clique no link abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/MG

Justiça suspende licitação do Iphan-MG em Diamantina após ação do CAU/MG

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Pular para o conteúdo