Home » Arquitetura, CAU/BR, Entidades, Notícias » Bombeiros MG: Arquitetos e urbanistas já podem apresentar projetos por meio digital

Bombeiros MG: Arquitetos e urbanistas já podem apresentar projetos por meio digital

Profissionais precisavam realizar procedimento presencialmente no Centro de Atividades Técnicas

Bombeiros

Mais uma facilidade implementada pelo Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip) vai ampliar o número de projetos recebidos pela ferramenta. A partir de agora, arquitetos, com registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) já podem se cadastrar no sistema e apresentar os projetos para regularização de edificações por meio digital. Essa é uma conquista desta Gestão do CAU/MG em parceria com o CAU/BR, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e PRODEMGE, com ações intensificadas desde 2015 e finalizando o processo em 2017.

Implantado há cinco anos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Infoscip é um sistema pioneiro que informatizou e dinamizou o processo de regularização de edificações. De acordo com o Tenente Daniel Simon Silva, da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), a inclusão dos arquitetos vai maximizar os pontos positivos do Infoscip. “Teremos um melhor atendimento à população, pois ampliamos o número de profissionais com acesso ao sistema, que poderão enviar e consultar o projeto a qualquer hora e lugar”, explica.

Segundo ele, logo em sua implantação, o sistema permitia apenas o cadastro de profissionais inscritos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). “Contudo, arquitetos também precisavam da ferramenta e para realizar o mesmo procedimento, precisavam ir pessoalmente até o Centro de Atividades Técnicas (CAT)”. De acordo com o CAU/BR entre arquitetos e urbanistas existem 152 mil profissionais inscritos na entidade. Em MG, o Conselho mantém 11,7 mil profissionais.

Implantação

Cabe ressaltar que a implantação do sistema coincidiu com a criação do CAU e com isso a os arquitetos tiveram seu acesso prejudicado, uma vez que o código é diferente da forma de numeração dos profissionais do sistema Confea-Crea. O CAU/MG já vinha trabalhando nessa questão, e com os esforços desta Gestão e a oportunidade de investimento do Governo de Minas Gerais, foi proporcionada essa mudança.

Tecnologia

O investimento em tecnologia representa uma evolução para o Estado reduzindo o prazo entre protocolo, aprovação, vistoria e liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Os resultados dos crescentes investimentos tecnológicos são comprovados pela agilidade nas respostas aos pedidos de regularização de edificações e também na otimização dos recursos humanos da corporação.

Desde a sua implantação, em 2012, já foram registrados no sistema cerca de 17 mil projetos de segurança contra incêndio e pânico. De janeiro a março deste ano, o Corpo de Bombeiros realizou 4,3 mil vistorias para emissão do AVCB em Minas Gerais. Em 2016 esse número chegou a cerca de 19 mil vistorias. Em 2013, o sistema foi contemplado com o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, e-GOV promovido anualmente pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – Abep e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Adaptação da notícia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

3 respostas para “Bombeiros MG: Arquitetos e urbanistas já podem apresentar projetos por meio digital”

  1. Júlio De Marco disse:

    A extensão do uso do sistema pelos arquitetos há muito vinha sendo pleiteada pelo CAU/MG que participou de muitas reuniões, inclusive com a participação de representantes, em comissões se estudos. Essa foi uma conquista para a categoria que se deve muito ao CAU/MG , na pessoa dos seus representantes.

  2. Fernanda disse:

    Seria interessante que o CBMMG e/ou o CAU-MG promovessem um treinamento para capacitar os arquitetos a utilizarem o Infoscip.

    • CAU/MG disse:

      Olá Fernanda.
      O CAU/MG vai promover essa capacitação. Estamos aguardando o fim do processo eleitoral para tanto, e alinhando as informações necessárias. Informaremos a todos em nossos canais de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *