Home » Entidades, Eventos, Notícias, ONU - ODS, Urbanismo » PBH realiza a 5ª Conferência Municipal de Política Urbana. Participe!

PBH realiza a 5ª Conferência Municipal de Política Urbana. Participe!

Evento será espaço para discussão sobre o papel de indivíduos e grupos diversos na construção das cidades que queremos

Belo Horizonte e diversas cidades do mundo assinaram a carta da Nova Agenda Urbana da ONU-HABITAT com o compromisso por cidades mais sustentáveis, resilientes e inclusivas. Convocada pelo Conselho Municipal de Política Urbana, a 5ª Conferência Municipal de Política Urbana – CMPU será o espaço para o envolvimento de diversos grupos da nossa cidade nessa construção.

5ª Conferência Municipal

A 5ª CMPU

A Conferência Municipal de Política Urbana tem como objetivo discutir o desenvolvimento e o ordenamento territorial da cidade. Na sua quarta edição, realizada em 2014, participaram cerca de seis mil pessoas, representantes dos setores técnico, popular e empresarial. O evento abordou assuntos relacionados à estruturação urbana, patrimônio cultural, habitação, meio ambiente e mobilidade, resultando na revisão do Plano Diretor do Município de Belo Horizonte, que incorpora a Nova Agenda Urbana.

Como o Projeto de Lei do novo Plano Diretor de Belo Horizonte ainda não foi integralmente apreciado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Conselho Municipal de Política Urbana decidiu trazer para a 5ª Conferência o chamado da ONU-HABITAT para a implementação da Nova Agenda Urbana.

A Nova Agenda Urbana é um documento resultante da III Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, que aconteceu em Quito, no Equador, em 2016. Assim como várias cidades ao redor do mundo, Belo Horizonte assinou a carta e busca os princípios da sustentabilidade, da resiliência urbana e da reversão das desigualdades existentes na cidade.

Assim, em sua quinta edição, a Conferência Municipal de Política Urbana aborda o desenvolvimento da cidade sob os princípios da sustentabilidade, resiliência e inclusão com a participação da comunidade como agente importante na conquista das diretrizes previstas na carta da Nova Agenda Urbana – NAU e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Como novidade da 5ª Conferência, serão selecionadas iniciativas inovadoras que tragam contribuições da sociedade para a construção desse pacto pela sustentabilidade. Queremos a colaboração de todos para “não deixar ninguém para trás”.

Clique aqui e Inscreva-se para participar dos dois dias do evento (6 e 8/12)

Responda a pesquisa da ONU sobre Belo Horizonte

 

Iniciativas Inovadoras

O Conselho Municipal de Política Urbana quer identificar e divulgar na 5ª Conferência pessoas e instituições que já promovam a diferença em busca de uma Belo Horizonte mais justa e sustentável.

Os representantes do Conselho irão escolher iniciativas para se apresentarem no dia da abertura. Além disso, serão selecionadas outras iniciativas para exporem seus banners aos demais participantes do evento, a fim de inspirar as discussões e a construção de propostas nos trabalhos de grupo.

Serão selecionadas iniciativas simples e de baixo custo, reproduzíveis na cidade, que contribuam com soluções para problemas urbanos como, por exemplo, a produção de lixo; a escassez de água; contenção de enchentes; o desperdício de energia; a poluição atmosférica; a falta de acessibilidade; a inadequação das áreas verdes; a sustentabilidade econômica das ações, entre outros assuntos.

A melhor iniciativa, que se mostrar mais abrangente e capaz de imprimir resultados relevantes no ambiente urbano e, por conseguinte, na vida das pessoas, considerando questões renda, do gênero, da idade e da raça, será reconhecida pela ONU- HABITAT e premiada no evento.

 

A dinâmica da 5ª CMPU

A 5ª Conferência Municipal de Política Urbana tem início no dia 06 de dezembro, quinta-feira, às 18:00 horas. O evento de abertura da Conferência terá a participação de representantes do ONU-Habitat que deverão trazer para a população de Belo Horizonte importantes conceitos e diretrizes contidos na Nova Agenda Urbana e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Executivo cuidará em contextualizar o fórum de discussão a partir de exposições sobre a proposta do novo Plano Diretor que está em tramitação no Legislativo Municipal. Também marcará a abertura da Conferência com palestras sobre os três temas que fundamentam o evento: unidade de vizinhança qualificada, meio ambiente e urbanização sustentável e mobilidade inclusiva. A Secretaria Municipal de Política Urbana, responsável pela condução da 5ª Conferência, explicará, também, sobre a metodologia de trabalho do sábado.

A Abertura ainda terá a apresentação de iniciativas inovadoras de destaque no município, escolhidas por cada um dos três setores da sociedade civil – técnico, empresarial e popular – que compõem o Conselho Municipal de Política Urbana.

Durante o sábado, no dia 08 de dezembro, representantes da sociedade civil, divididos entre os setores técnico, empresarial e popular, constituirão junto a seus pares compromissos que possam impulsionar o alcance às diretrizes da NAU, dentro dos três temas principais que serão tratados nesta edição da Conferência. Mais especificamente, o dia de discussão contará com a divisão da sociedade civil em grupos setoriais – técnico, empresarial e popular – e, cada um deles, em subgrupos para discutirem os assuntos em toda sua complexidade. Depois de um tempo de discussão, os subgrupos se reunirão para elencar quais as propostas de seu setor serão apresentadas em Plenária.

A Plenária encerra as discussões. Neste momento, cada um dos três setores apresentará quais serão as suas iniciativas para tornar a cidade mais resiliente, sustentável, humana e inclusiva, assumindo uma corresponsabilidade por uma cidade melhor para todos e todas. O resultado da 5ª CMPU será uma carta de compromissos coletivos e setoriais, da sociedade civil, para o desenvolvimento urbano a partir dos princípios da NAU e do ODS-11: um conjunto de ações cotidianas e locais que possam qualificar a vida do maior número de habitantes do município.

 

Programação

A 5ª Conferência Municipal de Política Urbana seguirá a seguinte programação:

Abertura – 06/12/2018

  • Apresentação de convidado da ONU: A Nova Agenda Urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
  • Apresentação da Secretária Municipal de Política Urbana: O Plano Diretor e a Nova Agenda Urbana
  • Apresentação das iniciativas inovadoras indicadas pelos conselheiros do Conselho Municipal de Política Urbana – COMPUR
  • Apresentação dos eixos de discussão e da metodologia de trabalho da 5ª Conferência Municipal de Belo Horizonte
  • Leitura do Regimento da 5ª Conferência Municipal de Política Urbana

Horário: das 18h às 22h, credenciamento a partir de 17h
Local:
Escola de Direito da UFMG
Endereço:
Av. João Pinheiro, 100 – Centro, Belo Horizonte.

Grupos de Trabalho e Encerramento – 08/12/2018

  • Retomada dos eixos de discussão e da metodologia de trabalho da 5ª Conferência Municipal de Política Urbana
  • Leitura do material de apoio para a realização da dinâmica de grupos Dinâmica de grupos por setor para construção coletiva e eleição de compromissos sociais pela Nova Agenda Urbana
  • Exposição permanente de banners das iniciativas inovadoras selecionadas pela Comissão Organizadora da 5ª Conferência Municipal de Política Urbana
  • Plenária de Encerramento: apresentação das propostas eleitas em cada grupo e premiação da melhor iniciativa inovadora

Horário: de 08h às 18h
Local:
Secretaria Municipal de Educação
Endereço:
Rua Carangola, 288 – Santo Antônio, Belo Horizonte.

Via PBH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =