CAU/BR

31OUT: Dia Mundial das Cidades, para ressaltar o valor da Arquitetura

Comemoração tem objetivo de sensibilizar a comunidade internacional para a urbanização global

Nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, é comemorado o Dia Mundial das Cidades, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 e celebrada pela primeira vez em 2014 com o objetivo de sensibilizar a comunidade internacional para a urbanização global e fomentar a cooperação entre estados para enfrentar os desafios da urbanização, bem como incentivar o desenvolvimento urbano sustentável.

Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil, sugere que “arquitetos e urbanistas comemorem este dia mostrando para os gestores o quanto nosso ofício é necessário para melhorar a vida de todo povo brasileiro”.  A Carta-Aberta aos Candidatos nas Eleições de 2022 e o Abaixo-Assinado por Cidades Justas e Moradias Dignas, lançados pelol CAU Brasil em conjunto com as entidades do CEAU, contém propostas neste sentido (ver detalhes abaixo). 

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat) celebra a data com o encerramento do Circuito Urbano, no dia 1º de novembro. O evento com o tema “Agir Local, Pensar Global: As agendas globais guiando a construção de um futuro urbano melhor”, comemora o Dia Mundial das Cidades, e terá transmissão ao vivo, a partir das 10h.

O encontro organizado pela ONU-Habitat compartilhará como os projetos e iniciativas da organização abordam e trabalham a realização concreta de políticas públicas com base em dados e o monitoramento da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em projetos e territórios. Clique aqui e saiba mais.

 

Carta-aberta aos (às) candidatos (as)

Com o intuito de contribuir para a construção de uma Política de Desenvolvimento Econômico e Social e de Ordenamento Territorial, proporcionando melhores condições de vida para todos e reiterando o compromisso da Arquitetura e do Urbanismo com a inclusão e desenvolvimento socioterritorial, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) junto com entidades criaram um manifesto em defesa da sociedade que é destacado neste Dia Mundial das Cidades.

O CAU Brasil e as entidades (Instituto de Arquitetos do Brasil, Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) lançaram a Carta aos Candidatos – O Brasil precisa de mais Arquitetura e Urbanismo! Manifesto das Entidades e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em defesa da Sociedade.

O documento propõe moradia digna como uma questão de saúde pública, direito à cidade como questão de justiça social e planejamento urbano integrado como segurança e qualidade de vida.

As instituições que representam os (as) arquitetos (as) e urbanistas no Brasil sugerem 20 propostas para compor os programas de governo dos (as) candidatos (as) a serem submetidos à população brasileira nas eleições de 2022, como parte da agenda nacional e regional de desenvolvimento social e econômico, priorizando a qualidade e o cuidado com a vida da população brasileira. 

As propostas estão divididas em sete eixos: A) Planejamento das cidades e de regiões; B) Habitação, Saúde Pública e Meio Ambiente; C) Organização e Políticas de Estado; D) Valorização da Arquitetura e Urbanismo; E) Tributos e Trabalho; F) Educação e G) Relação com a Sociedade.

 

SAIBA MAIS NO SITE

 

Abaixo-assinado Por Cidades Justas e Moradias Dignas

Está disponível on-line o “Abaixo-Assinado Por Cidades Justas e Moradias Dignas” em apoio às propostas do Manifesto “O Brasil precisa de Mais Arquitetura e Urbanismo”, a Carta Aberta às Candidatas e aos Candidatos nas Eleições de 2022 lançada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e pelas entidades do CEAU (IAB, FNA, ABEA, AsBEA, ABAP e FeNEA).

O documento está disponível na plataforma Change.Org.

Fonte: CAU/BR (Com informações da ONU)

 

ACESSE, ASSINE E  COMPARTILHE ! CLIQUE AQUI.

 

Circuito Urbano 2022 – Minas presente

Em 2022 o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG participou, pela quarta vez seguida, da iniciativa do ONU-Habitat que busca promover debates sobre os temas do Outubro Urbano a cada ano.

Foram realizados três eventos distintos, mas com discussões convergentes, focados na questão da moradia digna e qualidade de vida da população mineira.

Todas as gravações podem ser conferidas na íntegra, através do canal do Conselho no YouTube. Ou pelos players abaixo.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/MG

Justiça suspende licitação do Iphan-MG em Diamantina após ação do CAU/MG

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Pular para o conteúdo