CAU/MG

134ª Plenária do CAU/MG: Composição das Comissões, ouvidoria e mais

Primeira Reunião Plenária de 2023 define coordenação e demais membros das Comissões do CAU/MG e aprova a instauração da nova Ouvidoria

 

 

Na última segunda-feira, dia 16 de janeiro, foi realizada a 134ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG. A primeira sessão do ano contou com uma intensa pauta que incluiu, além de julgamentos de processos éticos e de exercício profissional, discussões das possibilidades de melhorias e avanços a serem implementados dentro da instituição no último ano da gestão, eleições para definir os membros das Comissões para o exercício de 2023, a aprovação do nome responsável por assumir a Ouvidoria do CAU/MG, dentre outros itens.

O principal item na ordem do dia foram as definições dos coordenadores(as) e demais membros das Comissões Ordinárias de Ensino e Formação, Ética e Disciplina, Exercício Profissional, Organização e Administração e Planejamento e Finanças. Além das Comissões Especiais de Política Urbana e Ambiental, Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e Patrimônio Cultural.

Conheça os membros que estarão à frente das comissões no último ano da Gestão 2021-2023:

 

Parceria IFMG 

Em dezembro de 2022, o Plenário do CAU/MG aprovou a proposta e plano de trabalho a ser firmado entre o CAU/MG e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG, parceria essa que tem como objetivo principal promover o curso de extensão em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) para profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo e para outros agentes envolvidos na implementação e desenvolvimento da ATHIS, prioritariamente da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tais como o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), agentes públicos, movimentos sociais, organizações civis, lideranças e moradores de comunidades beneficiárias da ATHIS. Durante a 134ª Plenária, o plano de trabalho foi atualizado para conclusão dos trâmites, a fim de dar prosseguimento à ação.

 

Direito do Patrimônio Cultural

Nos dias 4 e 5 de abril de 2023 acontece o Seminário Nacional do Direito do Patrimônio Cultural, promovido pela Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural NEPACUFOP e Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG, a ser realizado em Ouro
Preto/MG. O evento discutirá a pertinência de uma sistematização ou estruturação orgânica da legislação de proteção e valorização do Patrimônio Cultural no Brasil.

O Plenário votou, por unanimidade, a favor do apoio do CAU/MG enquanto co-realizador do evento. As instituições convidativas compreendem que o CAU/MG, enquanto autarquia federal, e o seu papel de fiscalização, investimento e contribuinte para a ordem e preservação dos patrimônios públicos, possui total capacidade para pertencer a banca de organizadores e palestrantes. 

 

Aprimorando o relacionamento com os profissionais

Outro fator importante aprovado na 134ª Plenária foi a nomeação de um responsável em assumir a Ouvidoria do CAU/MG. O comando do setor ficará a cargo do arq. urb. Flávio José Rodrigues de Castro, que entra no corpo técnico do Conselho já com o desafio de antecipar e atender as demandas das arquitetas e arquitetos e urbanistas. Segundo Flávio, o objetivo principal é entender “a imagem” que a instituição passa para o seu público, transformando reclamações e opiniões em soluções. Sendo assim, a proposta da ouvidoria é de antecipar as necessidades daqueles que dependem dos serviços do Conselho, como as fiscalizações, registros, regulamentações, dentre outros.

 

Flávio Rodrigues, novo Ouvidor do CAU/MG

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo