Arquitetura

Últimos dias para inscrever-se no IV Seminário Internacional – A língua que habitamos

Seminário foi um dos projetos contemplados no 2º edital de patrocínio do CAU/MG.

A quarta edição do Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa – AEAULP foca sua temática na importância da Arquitetura, do Urbanismo e do Design como Expressão Cultural, entendendo o fazer arquitetônico, urbano e de design como uma síntese da técnica e manifestação das culturas que, a um só tempo, traz respostas às exigências dessas culturas e contribui para sua renovação. À dimensão cultural e à língua comum, também se associam investigações sobre a Arquitetura, o Urbanismo e o Design em contexto expressivo, bem como os elos entre as realidades arquitetônicas, urbanas e o design e as diversidades no mundo lusófono. Ao explorar esta temática geral, o Seminário celebra nossas raízes comuns e os desdobramentos que nelas ocorreram, ao longo do tempo, nos diferentes países e regiões, nomeadamente os de Língua Portuguesa.

INSCRIÇÕES

Termina amanhã, dia 31 de março, as inscrições para ouvintes e acompanhantes. Limitadas aos lugares disponíveis.

– Inscrições para Ouvintes e Acompanhantes

– Envio de Comprovativo de Pagamento (pagamento deverá ser efetuado até 31 de Março de 2017)

O EVENTO

O seminário acontece do dia 25 a 28 de abril de 2017, na capital mineira de Belo Horizonte. Confira a programação completa clicando aqui.

APRESENTAÇÃO

O momento cultural em que vivemos é marcado por uma sobrevalorização da nossa dimensão individual e por um apagamento insistente da nossa dimensão coletiva.

À resistência contemporânea ao reconhecimento de nós próprios, para além da dimensão individual, corresponde também uma resistência ao reconhecimento de outros tempos na construção da contemporaneidade e, mesmo no ocaso do espirito moderno e num momento em que a moral mais difusa levanta inúmeros obstáculos à transformação do mundo pela obra do Homem, a dimensão da novidade continua a fazer esquecer quanto dessa novidade é feita de continuidade e a forma como o nosso tempo, o instante de oportunidade das nossas vidas, não é mais que uma estreita junta entre passado e futuro, havendo a possibilidade de preencher coerentemente esse efêmero hiato.

A ideia de continuidade, no espaço e no tempo, entre a nossa existência individual e a experiência coletiva, está diretamente ligada à ideia de identidade, de patrimônio genético, de um viver comum que, de alguma forma, formatou de maneira identitária um modo de viver, um modo de mudar o Mundo, de o descrever, e esses modos permitem um sentido de território independente do sentido de posse, e estabelecido sobretudo pela ideia de comunidade, de partilha de experiências comuns e da existência de instrumentos para descrever e processar essas experiências.

À ideia de reconhecimento, está ligada a estranha sensação que sentimos, quando damos a volta ao Mundo e num lugar onde nunca tínhamos estado antes, subitamente reconhecermos, numa esquina de uma rua, num fragmento de uma conversa, num cheiro, num olhar ou num gesto, os lugares da nossa infância, os almoços de domingo e as pedras da casa em que nascemos.

Habitamos espaços e paisagens, mas habitamos também a nossa língua, o universo em que se constroem e viajam as nossas ideias e significados, a narrativa das nossas experiências, a comunicação do que aprendemos, a quem queremos ensinar, estabelecendo a construção coerente da Cultura.

Fonte: Site AEAULP – IV Seminário Internacional (adaptado)

Edital de patrocínio do CAU/MG

O IV Seminário Internacional AEAULP – A língua que habitamos foi um dos projetos contemplados na Chamada Pública de Apoio Institucional, que visa a seleção de projetos a serem apoiados pelo CAU/MG na modalidade Patrocínio Técnico e/ou Cultural, conforme as disposições da Resolução CAU/BR nº 94, de 7 de novembro de 2014, Deliberação Plenária do CAU/MG nº DPOMG nº 0056.6.6/2016, de 22 de agosto de 2016.

Em maio o Conselho lança o primeiro edital do ano de 2017. Em breve mais informações em nosso site.

Veja quais outros projetos foram contemplados em nosso Portal da Transparência e acompanhe o lançamento de novos editais.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO CAU/MG – CHAMADAS PÚBLICAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo