Arquitetura

Uberaba está entre vencedores de concurso que propõe melhorar a cidade para a primeira infância

Município mineiro de Uberaba está entre os 26 projetos de pequena escala que receberão um total de 460 mil euros da fundação Bernard Van Leer

Se você pudesse ver a cidade de uma altura de 95 centímetros – a altura media de uma criança saudável de três anos – o que você faria diferente? Como organizaria os bairros, os espaços públicos, as áreas verdes, a habitação e o transporte? O que mais mudaria ou melhoraria na cidade?

Encontrar respostas para essas perguntas foi o objetivo do concurso Urban95 Challenge, por meio do qual a Fundação Bernard van Leer (FBvL) ofereceu apoios a projetos de pequena escala, de organizações formais e informais, além de universidades, governos e indivíduos de todo o mundo.

Com mais de 150 inscrições recebidas, 26 foram selecionadas como vencedores, advindas de 18 países diferentes, representando todos os continentes. América Latina e Ásia foram as regiões com mais projetos, cada uma com oito selecionados. Brasil, Bangladesh e Índia lideram os vencedores com três projetos cada. As propostas recebem apoios de 560 a 30 mil euros, dependendo de sua complexidade e duração, totalizando 460 mil euros em apoios.

Os projetos respondem a problemas como poluição do ar, mobilidade, segurança no bairro, espaços públicos e verdes, creches em áreas de vulnerabilidade econômica, um curso universitário, documentários, e pesquisa, visualização e disseminação de dados sobre crianças no ambiente urbano.

Entre os principais critérios de seleção estavam a inovação e a replicabilidade. A diversidade de propostas ilustra um dos principais pontos da estratégia Urban95: investir na pequena infância pode melhorar o ambiente para todos. Problemas enfrentados por muitas cidades pelo mundo, de poluição à saúde, segurança, mobilidade, resiliência e mesmo a incorporação de tecnologias para uma “smart city” podem ser pensados a partir de uma nova perspectiva: perguntando-se o que funciona para crianças pequenas, seus pais e mulheres grávidas.

O Urban95 Challenge é parte da estratégia Urban95 da Fundação Bernard van Leer, que trabalha com urbanistas, arquitetos, engenheiros e administradores urbanos para incorporar o foco na primeira infância no planejamento e administração das cidades. A FBvL oferece às cidades suporte financeiro e técnico para desenvolver, escalar e implementar inovações economicamente viáveis.

Conheça abaixo os três brasileiros vencedores:

Jogo Oásis

Local: Santos, SP

Projeto: Uma tecnologia de intervenção “gamificada” chamada Jogo Oásis envolverá de 200 a 400 membros da comunidade no desenvolvimento participativo de soluções para o espaço urbano focado na primeira infância.

Uberlândia

Incentivando brincadeiras ao ar livre

Local: Uberaba, MG

Projeto: Três praças em bairros da periferia de Uberaba serão revitalizadas com atividades lúdicas pensadas para superar o medo de brincar no espaço público, como escalada em árvores, piscina de lama, plantação de jardins e feiras de pequenos produtores, explorando a diversidade de expandindo o olhar.

Uberlândia

Curso universitário para urbanistas da América Latina

Local: São Paulo, SP

Projeto: Um espaço de pesquisa e design na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, juntamente com o Instituto Brasiliana, irá combinar pesquisa e prática em um curso para projetar cidades “child friendly”. Para grupos diversos, de profissionais experientes a recém-graduados.

bernardvanleer.org/urban95-challenge

Via: ArcoWeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo