Entidades

Saiba como foi a abertura do 20º CBAU

20ª edição do Congresso enfatizou a questão da árvore como elemento da composição da paisagem urbana.

abertura do 20º CBAU
Mesa de abertura do 20º CBAU

Entre 26 e 30 de novembro de 2016, foi realizado, no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal Américo Renné Gianetti, em Belo Horizonte, o 20° Congresso Brasileiro de Arborização Urbana – CBAU e o I Congresso Latino Americano da International Society of Arboriculture, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte, através da sua Gerência de Gestão Ambiental, a arquiteta e urbanista Márcia Mourão Parreira Vital e de um grupo de técnicos arquitetos e urbanistas, engenheiros agrônomos e florestais e biólogos.

Nesta edição do Congresso Brasileiro foi colocada mais enfaticamente a questão da árvore como elemento da composição da paisagem urbana e a importância dessa paisagem na criação da identidade e na prestação de serviços estruturais imprescindíveis às cidades.

abertura do 20º CBAU
Júlio De Marco (CAU/MG), Márcia Mourão, Marieta Maciel (CAU/MG), Luciana Bragança, Rose Guedes (IAB-MG), José Canosa Miguez e Maria Luiza Brugger.

A realização destes congressos contou com a participação direta do Colégio de Entidades do CAU/MG que tanto auxiliou a formatação do evento quanto propiciou  a participação de arquitetos paisagistas renomados, principalmente com o expertise da Associação Brasileira de arquitetos Paisagistas- ABAPE -. Outras entidades participaram da realização do evento como o Conselho Regional de Biologia – 4ª Regiao – CRBio -4 – a CEMIG, o instituto Governos Locais pela Sustentabilidade – ICLEI – e o Comitê Municipal de Mudança Climática e Ecoeficência – CMMCE.

Houve a participação de arquitetos e urbanistas de renome e práticas internacionais, nacionais e locais como José Antonio Hoyuela Jayo, José Canosa Miguez, Marieta Cardoso Maciel, Luciana Bragança e Rosilene Guedes, que encabeçaram as discussões de dois painéis relacionados à “Parques e Conexões Verdes” e “Arborização Pública Urbana e suas Interações com  Concessionárias e Instituições Públicas”, nos quais se discutiram questões como a manutenção das áreas verdes pós implantação e a relação das árvores com a rede de distribuição de energia elétrica aérea, em detrimento de políticas de implantação de redes subterrâneas. O arquiteto e urbanista e vice presidente do CAU ministrou um curso sobre o “Sistema de Inventário das Árvores de Belo Horizonte”.

Abertura

A abertura do Congresso se deu com a presença do prefeito então em exercício Délio Malheiros e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Vasco de Oliveira Araujo, além de representantes das entidades organizadoras, tendo sido proferida a palestra inaugural pelo arquiteto e urbanista José Antonio Hoyuela Jayo sobre “A infraestrutura verde como  paradigma de gestão para o século XXI”.

Esperamos, cada vez mais, estarmos presentes em eventos como este que envolvem a interdisciplinaridade de atividades em busca de um melhor bem comum e podermos divulgar a importância da arquitetura e urbanismo para a formação do patrimônio urbano e cultural da sociedade.

abertura do 20º CBAU
Márcia Mourão, antônio Houyela Jaio, Rose Guedes (IAB-MG), José Canosa Miguez e Júlio De Marco (CAU/MG).

Relato do vice-presidente do CAU/MG, Júlio De Marco, que esteve presente no evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo