Arquitetura

Conheça os representantes brasileiros no Prêmio Archdaily e na Bienal de Veneza

Três escritórios brasileiros concorrem ao prêmio Archdaily, e 17 projetos de nove estados participarão da Bienal

 

• Archdaily Building of the Year 2018

O site especializado em arquitetura, Archdaily divulgou a lista com os finalistas do Prêmio ArchDaily Building of the Year 2018. Trata-se da 9º edição da premiação que conta com três brasileiros concorrendo ao prêmio. A votação acontece até quarta-feira, 07/02/2018, às 10h. Os vencedores serão anunciados em 8 de fevereiro de 2018. Clique aqui para votar.

Na categoria Escritórios o indicado é o Dal Pian Arquitetos Associados, localizado no Parque Anhanguera, em São Paulo.

Archdaily
NASP- Sede Natura São Paulo. Projeto do escritório Dal Pian Arquitetos Associados. (Foto: Nelson Kon)

Na categoria Habitação o indicado é o escritório Triptyque com o projeto POP XYZ, no bairro Vila Madalena, em São Paulo.

Archdaily
POP XYZ. Projeto do escritório Triptyque. (Foto: Fernando Guerra | FG+SG)

O terceiro brasileiro indicado ao prêmio é o Rosenbaum + Aleph Zero com a obra Moradias Estudantis, em Formoso do Araguaia (TO).

Archdaily
Moradias Estudantis. Projeto de Rosenbaum + Aleph Zero. (Foto: Leonardo Finotti)

Via CAU/BR

 

• BIENAL DE VENEZA 2018

Iniciativa inédita nas representações brasileiras na Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza, a exposição Muros de Ar destinou um mês para inscrições e avaliações de projetos públicos, a integrarem a seleção curatorial que ocupa o pavilhão brasileiro a partir de 26 de maio. A convocatória selecionou 17 projetos no território brasileiro que utilizam a arquitetura como instrumento de mediação de conflitos, transições entre os domínios público e privado e conexão entre tecidos urbanos distintos.

Com curadoria coletiva dos arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho, selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo para organizar a mostra, a convocatória recebeu 289 projetos em mais de 60 cidades brasileiras.

“A escolha ilustra uma variedade de processos que são enfrentados pelos arquitetos no momento do projeto, entre eles: tornar áreas privadas em espaços para fruição pública, conectar bairros, transpor cicatrizes construídas por grandes eixos infrastruturais, revitalizar áreas degradadas, abrir novas frentes de cidade para o mar, requalificar bairros de comunidades vulneráveis através da introdução de programas e moradia de qualidade, manter espaços de cultura em bairros em transformação. De diversas escalas e naturezas, os selecionados demonstram o enorme desafio que é construir e tornar realidade projetos deste caráter no cenário brasileiro contemporâneo”. – afirmam os curadores.

Participantes selecionados

  • Boulevard da Liberdade – Corsi Hirano Arquitetos / São Paulo/SP
  • De onde não se vê quando se está (MAC) – Pedro Varella / Gru.a Arquitetos / Niterói/RJ
  • Do Plano ao Projeto: SESC Parque Dom Pedro II – Una Arquitetos / Plano Urbanístico desenvolvido por: Laboratório de Urbanismo da Metrópole- LUME da FAUUSP, Una Arquitetos, H+F Arquitetos e Metrópole Arquitetos / São Paulo/SP
  • Edifício Amata – Triptyque Architecture / São Paulo/SP
  • Escola sem Muros: Centro Cultural Jardim Damasceno – Tomaz Lotufo / São Paulo/SP
  • Farol da Maré – Pedro Évora / Rio de Janeiro/RJ
  • Instituto Brincante – Bernardes Arquitetura / São Paulo/SP
  • Moradias Infantis – Rosenbaum +  Aleph Zero / Formoso do Araguaia/TO
  • Habitação estudantil UNIFESP, Campus Osasco – H+F Arquitetos / Osasco/SP
  • Parque Novo Santo Amaro V – Vigliecca & Associados / São Paulo/SP
  • Orla Marítima de Ilha Comprida – Boldarini Arquitetos / Ilha Comprida/SP
  • Pirajussara 5 – Libeskindllovet Arquitetos / São Paulo/SP
  • Praça Infantil – Studio MK27 / São Paulo/SP
  • Projeto Centro Aberto – SP Urbanismo / São Paulo/SP
  • Sesc Ribeirão Preto – SIAA + HASAA / Ribeirão Preto/SP
  • Terreiro Oxumaré – Brasil Arquitetura / Salvador/BA
  • Travessias – sauermartins + metropolitano / Belo Horizonte/MG

Sobre a participação oficial do Brasil na 16ª Mostra

Resposta à curadoria geral da 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza que, em 2018, propõe o tema FREESPACE, a mostra Muros de Ar tem curadoria do coletivo de arquitetos selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo: Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho. Com duas frentes expográficas no Pavilhão do Brasil, a mostra pretende investigar o muro como um elemento da arquitetura, da cultura e da identidade brasileira, e vê no ato de sua transposição um convite ao convívio e à multiplicidade. “Procuramos respostas que lidem com as barreiras e os limites presentes nas cidades, expondo a indissociável necessidade de projetá-las. Evidenciando as divisões existentes entre o espaço público e o privado, quer seja pela demanda de clientes, segurança, contexto ou fatores culturais, os projetos que pretendemos expor precisam apresentar diretamente os enfrentamentos dessas condições”, explicam os curadores.

Desde 1995, a organização das representações oficias do Brasil nas Bienais de Arte e Arquitetura de Veneza é uma atribuição conjunta dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores – responsáveis pela promoção e difusão da cultura brasileira nos âmbitos nacional e internacional, e da Fundação Bienal de São Paulo – responsável pela escolha dos curadores e a produção das mostras.

Fonte: Fundação Bienal de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Assistência Técnica

CAU/MG recebe representantes do IFMG Santa Luzia para apresentação do Curso de ATHIS

Pular para o conteúdo