Projeto Rotas

Projeto Rotas

 

Com um total de 853 cidades, Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de municípios e o segundo mais populoso, com mais de 21 milhões de habitantes, dos quais cerca de 17.800 são arquitetos e urbanistas. Responder às demandas destes profissionais e fazer-se presente pelo território mineiro é um desafio que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG vem atendendo através do “Projeto Rotas”, a ferramenta de interiorização do Conselho.

Com o Rotas, o Conselho consegue chegar nas cidades que não possuem escritórios descentralizados e, com isso, ampliar o diálogo, fiscalizar obras, inclusive com a atendimento a denúncias, e garantir um exercício pleno e seguro da profissão.

 

DENÚNCIAS

As viagens do Projeto Rotas tem por objetivo principal atender a demanda de fiscalização em locais onde o CAU/MG não tem instalações fixas. Essas visitas são oportunidades para atender às denúncias cadastradas, que ajudam a fiscalização do Conselho na proteção contra tragédias e prejuízos.

É importante que profissionais, estudantes e sociedade acompanhem a agenda mensal e identifiquem irregularidades presentes nos municípios que serão visitados.

Se você tem uma ou mais denúncias para os municípios que estão na agenda abaixo, cadastre-as através do link abaixo, no máximo antes da semana de visita ao local desejado.

 

AGENDA

 

CONSULTA PÚBLICA – Eventos

Temas para os eventos integradores do Projeto Rotas

Alô arquiteto e urbanista, estudante, gestor municipal, agente da construção civil, enfim, sociedade em geral. Se você se interessa pela arquitetura e urbanismo e tudo que a norteia, o CAU/MG quer te ouvir. Ajude-nos com a realização de eventos na sua região sugerindo temas que melhor atendam suas necessidades e/ou curiosidades. Acesse nossa consulta pública através do link abaixo, informe sua cidade e escolha um ou mais temas de relevância.

 

AÇÕES ANTERIORES

Através do planejamento conjunto entre a Comissão de Exercício Profissional (CEP-CAU/MG) e Gerência de Fiscalização, determinam-se trajetos que contemplem uma regional do Conselho por semana. Assim, é possível realizar, por rota, diversas ações de fiscalização, reuniões institucionais com órgãos gestores do município visitado e palestras para a população local (profissionais, estudantes e demais interessados).

Uma das principais frentes de atuação no Rotas são as reuniões com prefeitos, secretarias de planejamento e órgãos afins, onde o CAU/MG vem apresentando as propostas da gestão, que se coloca à disposição da prefeitura para possíveis parcerias. Também são apresentados convênios para intercâmbio de informações referentes a projetos aprovados pelo município e auxílio em editais que contemplem a contratação de serviços de Arquitetura e Urbanismo.

 

Pular para o conteúdo