Eventos

Projeto de ponte construída a partir de robôs e impressão 3D é destaque no Minascon

Maior encontro da construção no estado debate reinvenção da indústria por meio da tecnologia

As tecnologias que farão parte da reinvenção da indústria poderão ser vistas durante o 15º Minascon – maior encontro da cadeia produtiva da construção, que acontece de 25 a 27 de setembro, em Juiz de Fora, no Trade Hotel. Uma das grandes novidades do Fórum gratuito voltado para a inovação e tecnologia – o Megatendências – deste ano será a apresentação do projeto de construção de uma ponte por meio da tecnologia de impressão 3D produzida pela empresa holandesa MX3D.

A empresa europeia lidera o projeto da construção de uma ponte de aço em um dos mais famosos canais do centro de Amsterdam, o Oudezijds Achterburgwal. O ousado projeto feito inteiramente por robôs controlados por software foi anunciado em junho de 2015. Já a impressão 3D da ponte foi iniciada em março do ano passado e a previsão de encerramento do processo está prevista para setembro de 2018.

A Impressão 3D, prototipagem rápida ou manufatura aditiva é um processo de criação de objetos físicos de forma tridimensional camada por camada, a partir de uma projeção inicial digital desse mesmo objeto. Esse processo ocorre pelo depósito de camadas do material escolhido em uma base específica. Seu uso na construção vem se acentuando nos últimos anos ao redor do mundo, uma vez que a nova tecnologia permite ganhos de produtividade e pelo fato de impressoras 3D utilizarem até 90% do material, reduzindo drasticamente o desperdício.

Para o professor de arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e curador do Fórum Megatendências, Mateus van Stralen, empresários, profissionais e estudantes mineiros terão a oportunidade de ter contato com o que há de mais inovador no segmento durante o evento.

“A MX3D é uma empresa que faz impressão em aço com braços robóticos e já atende a várias indústrias. Eles vêm ao Minascon justamente para contar essa experiência bem-sucedida do projeto que acabaram de fazer em Amsterdam e trazer o que há de mais disruptivo no setor”, comenta.

 

Minascon

O evento, que está em sua 15ª edição e terá como tema central “Novas Tecnologias e a Reinvenção da Indústria” e é resultado da união entre Sistema FIEMG, Sebrae Minas e Sinduscon-JF, leva ao empresariado mineiro e profissionais da área o que há de mais relevante no segmento e para o desenvolvimento da construção, como sustentabilidade, economia, legislação, além de inovação, tecnologia e tendências do setor.

Acesse a página oficial em www.minascon.com.br

 

Palestra CAU/MG: CIDADES SUSTENTÁVEIS
Estratégias de preservação e desenvolvimento sustentável da cidade

Quando: 26 de setembro
Onde: Minascon 2018 • Trade Hotel JF – Juiz de Fora/MG [ MAPA ]

O professor e arquiteto e urbanista Renato Cesar estará no maior evento da construção civil de Minas Gerais, para tratar de estratégias de preservação e desenvolvimento sustentável da cidade. Após a palestra, será aberto um momento para debate, que contará com a participação dos arquitetos e urbanistas Danilo Batista, Presidente do CAU/MG, Fernanda Basques, Presidente da AsBEA-MG, Rogério Mascarenhas, Secretario Geral do IAB-MG Juiz de Fora, e Eduardo Fajardo, Presidente do Sinarq-MG.

INSCRIÇÕES

 

Evento: Fórum Megatendências – paralelo ao Minascon

Data: 27 de setembro
Horário: 14h00 às 17h30
Local: Trade Hotel, Av. Presidente Itamar Franco, 3800, Juiz de Fora – Auditório III

Informações: minascon@fiemg.com.br / www.minascon.com.br / (31) 3263-4473

 

Programação

  • 14h00 _ Abertura com Theodomiro Diniz Camargos & Mateus van Stralen
  • 14h30 _ Palestra Guto Requena – Design e Inovação na Era Digital (nome provisório)
  • 15h30 _ Intervalo
  • 15h45 _ Palestra Casey Hemingway – MX3D: Robotic Metal 3D Printing (palestra ministrada em inglês)
  • 17H00 _ Bate papo com os palestrantes 17H30 _ Termino do evento

 

Via Jornalismo FIEMG

MAIS SOBRE: Eventos Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Pular para o conteúdo