Arquitetura

Novo Plano Diretor de BH prevê concentração de moradias às margens de grandes corredores de trânsito

Novo Plano Diretor de BH
Em avenidas como a Antônio Carlos, o coeficiente poderá ser aumentado (Foto: Hoje em Dia)

Há três anos aguardando para ser votado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o novo plano diretor do município terá um projeto substitutivo apresentado nesta sexta-feira (29) pela prefeitura. O texto que havia sido apresentado ainda na gestão do prefeito Marcio Lacerda, em 2015, foi revisto e simplificado pela equipe do prefeito Alexandre Kalil.

Em workshop realizado na manhã desta sexta-feira na sede da PBH, a secretária de políticas urbanas, Maria Caldas, explicou as principais alterações do projeto. “Houve uma grande redução da quantidade de mapas e tabelas em relação ao documento anterior. Com isso vamos conseguir trazer mais gente para a formalidade”, explicou.

Centralidades

O novo plano prevê a criação de novas centralidades a partir do incentivo ao adensamento em regiões próximas aos grandes corredores de trânsito. Dessa forma, as principais avenidas como Antônio Carlos, Cristiano Machado e Amazonas, dentre outras, terão o coeficiente de aproveitamento do solo aumentado. Já as regiões mais adensadas, sobretudo nos arredores da avenida do Contorno, terão o mesmo coeficiente reduzido.

“Isso diminui a necessidade de deslocamento das pessoas. Elas ficam próximas do metrô ou do BRT, o que diminui o investimento em alargamento de vias, por exemplo”, explica Maria Caldas.

Ociosidade

O substitutivo do Plano  Diretor prevê  ainda a ocupação compulsória de  imóveis vazios no hipercentro da capital. Se aprovado, os donos desses imóveis serão notificados pelo município. Caso a dívida chegue a 15% do valor do edifício, a construção poderá ser desapropriada.

Fonte: Hoje em Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo