Arquitetura

Legado da arquitetura de Roma antiga é tema de palestra na Casa Fiat

Arquiteta Ana Paula Ferreira fala na Casa Fiat de Cultura sobre genialidade da arquitetura romana e sua influência nos sistemas de construção até os dias atuais

No dia 25 de outubro, das 19h30 às 21h, a Casa Fiat de Cultura realiza mais uma palestra da série Quartas Italianas, que, nesta edição, conta com temas inteiramente voltados para a história e a cultura de Roma, capital da Itália. Formada em Arquitetura e Urbanismo, a professora da Fundação Torino Escola Internacional, Ana Paula Ferreira, apresentará O legado da Arquitetura Romana: elementos arquitetônicos característicos e influências nos sistemas construtivos, mostrando como pontes, aquedutos, arenas, basílicas, teatros, anfiteatros, estradas e redes de esgoto são legados arquitetônicos que atestam a grandiosidade e a genialidade da arquitetura romana. A palestra tem entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (250 lugares). A distribuição de senhas começa às 18h30.

Desde a sua origem, a cidade de Roma foi submetida à influência de elementos culturais diversos, principalmente das culturas grego-helenística e etrusca. Na arquitetura, tais elementos foram absorvidos, moldados e, muitas vezes, aprimorados, resultando em uma expressão de domínio e singularidade. Caracterizada pela solidez e pela grandiosidade, a arquitetura romana tem seu valor intimamente ligado à estética, à qualidade e principalmente à funcionalidade das edificações.

Aplicando técnicas de construção de arcos, abóbadas e cúpulas em grande escala, por exemplo, os romanos cobriram amplos espaços sem a necessidade de uma sustentação intermediária, executando construções nunca antes vistas. Ampliaram, também, os conhecimentos no uso do concreto, que obtinham da cal, das pedras, da água e da terra vulcânica da cidade vizinha Pozzuoli.

Desde 2015, o programa Quartas Italianas apresenta palestras gratuitas de especialistas em arte, história, música, cinema e literatura italiana. Mais de duas mil pessoas já participaram da iniciativa. Nesta edição são apresentados temas essenciais que envolvem a cidade de Roma: história, arquitetura, religião e arte.

O ciclo de palestras é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino Escola Internacional e do Consulado Italiano em Belo Horizonte, e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Banco Fidis, Fiat Finanças, CNH Industrial, New Holland, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Ana Paula Ferreira de Souza

Ana Paula é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Università degli Studi di Firenze, onde defendeu estudo na área de restauração de monumentos. Atualmente é professora da Fundação Torino Escola Internacional.

SERVIÇO

Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura – 6ª edição

Palestra: O legado da Arquitetura Romana: elementos arquitetônicos característicos e influências nos sistemas construtivos
Professora: Ana Paula Ferreira
Data: 25 de outubro
Local: Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura
Horário: 19h30 às 21h

Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares)
Distribuição de senhas a partir de 18h30

Via Casa Fiat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo