Eventos

Juiz de Fora realiza etapa municipal da “Conferência das Cidades”

Foi realizada nos dias 23 e 24, no auditório da Escola de Governo, a “6ª Conferência das Cidades – Etapa Municipal de Juiz de Fora”. Com o tema ‘A Função Social da Cidade e Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, o evento foi promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e reuniu representantes da sociedade civil organizada. O Coral Cesama (Companhai de Saneamento Municipal) ficou responsável pela abertura solene e a mesa coordenadora foi conduzida pelo secretário Argemiro Tavares, da Seplag.

Durante a abertura oficial, o arquiteto e urbanista e Conselheiro Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, Sérgio Myssior, ressaltou a importância do planejamento urbano participativo: “Percebemos claramente como o território acaba sendo o reflexo da desigualdade. O planejamento urbano, se bem trabalhado na participação das pessoas, pode ser um importante instrumento no sentido de reduzir essa desigualdade, ou seja, trabalhando o território para ter e oferecer oportunidade para todos”.

Conferência das Cidades

Trabalho em grupo

Na sexta-feira, 24, dando continuidade à conferência, três temas atuais foram colocados em discussão, em quatro grupos de trabalho, que apresentaram propostas municipais e estaduais, sendo que três foram priorizadas pela plenária e serão encaminhadas à “Conferência Estadual das Cidades”. Foram eleitos 43 delegados, sendo que 19 são do poder público e serão indicados pelos respectivos gestores. O grupo dos movimentos populares elegeu todos os seus representantes.

Conferência das Cidades

Políticas participativas

A participação na conferência é aberta a todos os cidadãos. Nesse encontro foram sinalizadas prioridades de atuação para o município, o estado e a União, nas áreas de desenvolvimento urbano regional. Argemiro destacou a participação de todos na construção das políticas urbanas: “Os dois dias de trabalho nos dão uma oportunidade para apontarmos demandas do município e elencar elementos para a formulação das políticas nacionais”.

O subsecretário de Planejamento do Território da Seplag, Álvaro Giannini, observou que Juiz de Fora está presente desde a primeira edição da conferência: “É uma forma que o Governo federal encontrou, através do Ministério das Cidades, para ouvir os municípios, por meio de uma rede de filtragem, até chegar à Conferência Nacional”.

A “6ª Conferência da Cidade – Juiz de Fora” foi convocada por resolução publicada em 22 de fevereiro de 2016 e é etapa preparatória para a “6ª Conferência das Cidades de Minas Gerais”, que será realizada em Belo Horizonte. Já a “6ª Conferência Nacional das Cidades” acontecerá em Brasília, entre 5 e 9 de junho de 2017.

sergio-zelopes
Conselheiros Estaduais do CAU/MG, Sérgio Myssior e José Esteves, no evento.

Fonte: Diário Regional JF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Assistência Técnica

CAU/MG recebe representantes do IFMG Santa Luzia para apresentação do Curso de ATHIS

Pular para o conteúdo