Arquitetura

HuffPost ressalta trabalhos de arquitetos em habitação de interesse social

Assistência técnica da obra e acesso a crédito.

O site HuffPost Brasil, da Editora Abril,  publicou reportagem sobre o apoio que os moradores da região de Heliópolis, em São Paulo, recebem do projeto Habitat na Comunidade da ONG Habitat para a Humanidade. O projeto oferece uma consultoria de arquitetura e crédito para reformas em moradias autoconstruídas de famílias em situações insalubres e de vulnerabilidade social. Presente em outros seis estados, o Habitat na Comunidade acontece desde 2013 em Heliópolis, onde mais de 760 famílias já tiveram suas casas reformadas.

A partir da inclusão no programa, a família recebe visitas técnicas para a elaboração de diagnóstico, definição da obra a ser executada e apresentação do orçamento.

O valor total da obra é repartido entre a ONG e o morador contemplado, que deverá arcar com 30% da reforma, podendo pagar em até 18 parcelas. O financiamento é administrado por uma organização social local, a UNAS. Os outros 70% ficam a cargo da Habitat, que consegue captar recursos com a iniciativa privada.

A reportagem que tem como titulo, “Arquitetos transformam a casa e a vida de famílias pobres de Heliópolis, em São Paulo”, também conta a história da arquiteta Mariana Estevão, especializada em saúde pública. A arquiteta criou a ONG Soluções Urbanas e o Arquiteto de Família, programa iniciado em 2009 no Morro Vital Brasil, em Niterói (RJ), com apoio do Instituto Vital Brasil e agora, trabalha como diretora de projetos na Habitat para a Humanidade em São Paulo. “As famílias me chamavam para ver como eram as suas casas, e eu ficava angustiada. Não concebia como as pessoas moravam naquela condição e não tinham a consciência de que a insalubridade poderia levar a riscos à saúde e acidentes”, ressalta.

Acesse a integra da matéria clicando aqui.

Fonte: CAU/BR

Leia mais: CAU/MG desenvolve ação de Assistência Técnica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

Pular para o conteúdo