CAU/BR

Encontro entre Arquitetos vai tratar de interlocuções entre IGEO e Base Territorial do IBGE

Na 21ª edição do Encontro entre Arquitetos, evento mensal realizado pelo CAU/MG através de seu Colegiado de Entidades dos Arquitetos e Urbanitas – CEAU, serão tratadas as possíveis interlocuções do IGEO do CAU/BR com a Base Territorial do IBGE e o Planejamento Urbano Municipal. Com palestras de João Felipe Campos Villar, Coordenador de Geotecnologia do CAU/BR, Romey Garcia, Gerente de Planejamento da Malha Setorial IBGE/DGC-CETE.

Os encontros acontecem na Casa do Arquiteto Sylvio de Vasconcellos (Sede IAB-MG), e são abertos a a todos com inscrições gratuitas.

INSCRIÇÃO | LOCALIZAÇÃO

A base territorial do IBGE

A base territorial é um conjunto de mapas e cadastros que representam o território nacional em seus diversos recortes – os municípios com suas áreas urbanas e rurais, os distritos, os povoados, e as áreas especiais: as unidades de conservação, as terras indígenas etc. Esse mapeamento é utilizado como referência para os processos de planejamento, coleta e divulgação das operações censitárias e de outras pesquisas e trabalhos realizados pelo IBGE.

O IBGE é o principal usuário da informação sobre a divisão político-administrativa do Brasil. Segundo o Artigo 18 da Constituição Federal de 1988, é competência dos estados a definição dos limites, e o IBGE, através de acordos de cooperação técnica, busca a representação destes limites. As alterações decorrentes dos trabalhos realizados pelos órgãos estaduais responsáveis pela cartografia são comunicadas formalmente pelo estado ao IBGE e são devidamente representadas e atualizadas nos bancos de dados referentes aos e nos mapas e cadastros da base territorial.

Em casos de disputas entre municípios, por questões de limites, o IBGE atua somente como consultor técnico, apoiando os órgãos técnicos estaduais conveniados nos trabalhos de campo necessários para compreensão da questão na área da demanda e no levantamento e análise de dados, para viabilizar as análises dos representantes técnicos dos órgãos, ou procuradores estaduais, ou advogados da união.

Fonte: Sala de Imprensa do IBGE

Sistema de Inteligência Geográfica do CAU/BR

O IGEO é uma aplicação de SIG (Sistema de Informação Geográfica) na internet que permite aos usuários e profissionais autorizados do CAU/BR e dos CAU/UF integrar informações cadastrais com dados geográficos, resultando em mapas, relatórios, painéis de indicadores e gráficos que auxiliarão o acompanhamento, a visibilidade e o planejamento estratégico, bem como a relação de dependência entre os diversos dados da instituição. Especificamente, é um aplicativo projetado para atender a demandas por cruzamento de dados cadastrais georreferenciados como auxílio na tomada de decisão e definição de estratégias. É utilizado em atividades onde a componente espacial (geográfica) é fundamental para o desenvolvimento de metodologias e rotinas que atendam às diversas áreas de atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo como um todo.

PÁGINA DO IGEO

0 resposta

  1. Um assunto tão interessante e é divulgado desta maneira: sem data nem horário, e pior, no próprio dia em que o evento ocorre. Fica impossível para o arquiteto que reside no interior de Minas programar-se para ir. Uma pena…

    1. Olá Daniela.
      Os Encontros entre Arquitetos do mês de maio foram divulgados em nossas redes sociais pela primeira vez no dia 18 de maio. Realmente foi em um prazo curto de tempo, e pedimos desculpas por isso. Mas não foi no dia. Essa nota foi apenas para reforçar que o evento ia acontecer. Não consta no texto horário e data, mas se clicar no link INSCRIÇÃO verá que informações de data e hora estão lá.
      Esses eventos são mensais, e podemos eventualmente trazer o tópico novamente para debate. Acompanhe nossas redes sociais e a página http://www.caumg.gov.br/caumgdivulga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

CAU/BR

Últimos dias para pagar a Anuidade 2024 à vista com desconto de 5%

Pular para o conteúdo