Arquitetura

Editora promove financiamento coletivo para publicar livro de Urbanismo para crianças

“Cidades para Brincar” será segundo livro do projeto Casacadabra, que já publicou o “Invenções para Morar”

Publicar livros ilustrados, coloridos e lúdicos que estimulem desde cedo o interesse das crianças por Arquitetura e Urbanismo – é essa a ideia do Casacadabra. Em 2016, o projeto independente publicou o primeiro livro: “Casacadabra – Invenções para Morar”. Agora, em 2018, o foco é o Urbanismo. A iniciativa está com financiamento coletivo aberto para a edição do próximo volume: “Casacadabra 2 – Cidades para Brincar”. Assista ao vídeo da campanha:

Clique aqui para contribuir até o dia 15 de junho. São necessários R$ 86.758 para publicar o livro. É possível colaborar com valores a partir de R$ 25 e receber recompensas como exemplares, gabaritos impressos e agradecimentos na publicação.

Conhecimento da arquitetura desde cedo

“Assim como no primeiro Casacadabra, queremos romper a comunicação escassa que existe entre os arquitetos e a sociedade. Uma forma de fazê-lo é começar pela base: ensinando arquitetura e urbanismo às crianças”, afirmam as autoras do livro, a jornalista Bianca Antunes e a arquiteta e urbanista Simone Sayeg.

“A ideia continua a mesma: muita interatividade nas páginas do livro e explicação de palavras a princípio complicadas – quem sabe o que é drenagem, planejamento participativo ou mobiliário urbano? – de maneira simples e didática. Acreditamos que esse seja um novo passo para termos cidades mais humanas, abertas ao encontro e à construção coletiva”, explicam.

CASACADABRA 2: Cidades para brincar

O segundo livro do projeto traz a história de dez espaços públicos pelo mundo. Segundo as autoras, “a ideia é aproximar o espaço urbano do cotidiano das crianças – e dos adultos – trazendo exemplos pelo mundo que são lúdicos, trazem boas histórias e muito aprendizado”. Neste volume, as ilustração são da arquiteta e urbanista Luísa Amoroso.

No livro de 80 páginas, a Lina e a Tiê, sua capivara-viajante, acompanham o leitor na descoberta dos espaços públicos retratados. São eles:

  1. Superkilen, em Copenhague, Dinamarca
  2. High Line, em Nova York, Estados Unidos
  3. Cantinho do Céu, em São Paulo, Brasil
  4. Escadaria Trinidade do Monte (Praça Espanha), em Roma, Itália
  5. Parquinhos de Aldo van Eyck, em Amsterdã, Holanda
  6. Reabertura do rio Cheonggyecheon, em Seul, Coreia do Sul
  7. Praça dos Desejos, em Medelín, Colômbia
  8. Praça Imagem do Mundo, em Esfahan, Irã
  9. Buraco da Vergonha, em Barcelona, Espanha
  10. Avenida Paulista, em São Paulo, Brasil

casacadabra

“O Casacadabra 2 mostra as cidades como espaços lúdicos: um rio que estava escondido e reaparece, uma escadaria que serve para encontrar os amigos, ruas onde a regra é brincar, uma praça que vive se transformando… Assim, os leitores percebem os espaços urbanos como vivos e abertos a brincadeiras, ao mesmo tempo em que entendem o papel do urbanismo e descobrem a essência de pequenos mistérios presentes nas cidades por onde passam e moram”, afirmam as autoras.

O novo livro traz ainda uma novidade – propostas de atividades lúdicas para serem feitas na escola ou em casa. “As propostas podem ser usadas como plano de aula para os professores ou como orientação de atividades para os pais nas férias ou finais de semana. Os exercícios foram pensados para serem feitos por crianças de 7 a 12 anos – mas podem ser facilmente adaptados para adolescentes, com indicações de como se aprofundar mais em cada exercício”, explicam.

casacadabra
Avenida Paulista, em São Paulo (SP), um dos espaços públicos retratados no livro (Ilustração: Luísa Amoroso)

Oficina de arquitetura para crianças

Em 2017, o Conselho e entidades do CEAU-CAU/MG realizaram oficinas de arquitetura para crianças, em conjunto com uma das autoras do livro, Simone Sayegh. A primeira edição aconteceu na Casa do Arquiteto Sylvio de Vasconcellos e a segunda na Praça da Savassi.

Confira nos links abaixo como foram esses workshops com os pequenos e seus pais:

Encontro entre Arquitetos leva Oficina de Arquitetura para Crianças às ruas da Savassi

Saiba como foi o 15º Encontro entre Arquitetos: Arquitetura para crianças

 

0 resposta

  1. Magnífico este trabalho para o conhecimento da necessidade da cidade no seu desenvolvimento e trazer ao público jovem e mesmo adulto um olhar mais ativo e direto as necessidades inerentes aos assuntos tratados. Parabéns pela publicação e um abraço. Engenheiro Arquiteto Urbanista – Gilberto Reis Jordão – 52 anos de formado na ativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Assistência Técnica

CAU/MG recebe representantes do IFMG Santa Luzia para apresentação do Curso de ATHIS

Pular para o conteúdo