Arquitetura

É oficial: Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro, virou lei

Data do Dia do Arquiteto marca o nascimento de Oscar Niemeyer e a instalação do CAU

O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro, virou lei. A Lei 13.627/2018, que coloca a data no calendário oficial brasileiro, foi sancionada pela Presidência da República no dia 16 de janeiro. Trata-se de uma importante etapa do processo de valorização profissional iniciado pelo CAU/BR e pelos CAU/UF desde sua criação, em 2011. O CAU/BR começou a funcionar justamente no dia 15 de dezembro para que a implementação do conselho coincidisse com a data de nascimento do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer.

“A instituição do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista explicita para a sociedade brasileira a importância fundamental de nossa profissão na construção do habitat humano; no planejamento e desenvolvimento das cidades brasileiras, tornando-as inclusivas e sustentáveis; e na organização do território nacional. Trata-se de um momento histórico, coincidindo três datas: o reconhecimento aos arquitetos, a data criação do CAU/BR e o nascimento de Oscar Niemeyer, que tornou a Arquitetura brasileira referência para todo o mundo”, afirma o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. “De nossa parte, vamos seguir promovendo campanhas de valorização profissional para que a sociedade requisite e aproveite cada vez os nossos serviços profissionais”.

O projeto de lei foi apresentado pelo então deputado federal Luiz Carlos Busato – que também é arquiteto e urbanista e hoje prefeito de Canoas (RS). Na ocasião, ele lembrou os anos de luta pela criação do CAU no Congresso Nacional. “Eu fui o relator do projeto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aqui da Câmara. Fico muito envaidecido de ter participado desse momento. Lutamos bastante e valeu a pena”, afirmou. “Saliento a importância destes profissionais para o desenvolvimento sustentável nacional, visto que a questão urbana e seus aspectos, como mobilidade, Planos Diretores e obras públicas, são atividades próprias de arquitetos e urbanistas. Contudo, o que se averigua, na prática, é uma mitigação do planejamento em detrimento de práticas maléficas ao bom funcionamento da dinâmica urbana”.

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), também arquiteto e urbanista, destacou que o ato “expressa o reconhecimento e importância destes profissionais, tão relevantes para o desenvolvimento nacional, visto que a questão urbana e seus aspectos, como mobilidade, Planos Diretores e obras públicas, são atividades próprias de arquitetos e urbanistas”. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN), no relatório apresentado à Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, defendeu que “a instituição de data anual para comemorar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista tem duplo valor: o de homenagear um grupo profissional que equilibra a sensibilidade da arte com a ciência e técnica, bem como o de resgatar o poder de planejamento das cidades brasileiras e do próprio Estado”.

Dia do Arquiteto
Congresso Nacional realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista.

A celebração já havia sido instituída normativamente por meio da Resolução CAU/BR nº 08/2011. Agora, virou lei e vale para todo o Brasil. Não se trata de um feriado, mas uma oportunidade para que arquitetos e urbanistas mostrem à sociedade seu trabalho e sua importância para a segurança, a economia, o conforto e a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

CAMPANHAS NACIONAIS DE VALORIZAÇÃO

O CAU/BR e os CAU/UF já comemoram o Dia do Arquiteto e Urbanista em 15 de dezembro desde 2011. Nos últimos anos, o trabalho de arquitetos e urbanistas vêm sendo mostrados para toda a sociedade brasileira por meio de uma série de campanhas publicitárias de valorização profissional, divulgadas em todo o país por meio de TV, Rádio, Internet, Jornais, Revistas, Ônibus, Metrô e VLT.

 

2017 – 5 Razões

No Dia do Arquiteto e Urbanista 2017, o CAU/BR lançou uma campanha publicitária nacional com o tema “Cinco Razões para Contratar um Arquiteto”: Planejamento, Segurança, Economia, Conforto e Valorização. Além de valorizar os serviços dos arquitetos e urbanistas, a campanha busca também demonstrar que eles custam pouco e promovem economia nas reformas e construções.

A campanha teve 17 exibições na TV Globo e na TV Record, em rede nacional, atingindo mais de 119 milhões de telespectadores. Somando-se a audiência a ser obtida em 62 exibições na TV fechada (GNT e Discovery), esse número ultrapassa 122 milhões de telespectadores.

 

2016 – Nova Agenda Urbana

Em 2016, o CAU/BR e os CAU/UF promoveram no Dia do ASrquiteto e Urbanista uma campanha por cidades melhores e pela valorização da Arquitetura e Urbanismo. Com o mote “O Planejamento Urbano melhora nosso lugar no mundo. Concorda, Prefeito?“, a campanha baseada na Nova Agenda Urbana das Nações Unidas propõe à sociedade em geral, em especial aos prefeitos e vereadores eleitos, dez medidas pela qualidade das cidades. Para fazer chegar essa mensagem às cidades de todo o Brasil, o CAU/BR promoveu ações em TV, rádio, internet, jornal e também nas ruas, com metrô, VLT e ônibus.

Na TV, foram atingidas até 93 milhões de pessoas, segundo dados de audiência das emissoras Globo e Record, que veicularam anúncios do CAU/BR em seus programas de jornalismo (Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Fala Brasil) e entretenimento (Mais Você, Hoje em Dia, É de Casa, Cine Aventura e a novela “Terra Prometida”). Foram 14 inserções durante a semana do Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro. A veiculação em TV foi ainda reforçada com 77 propagandas nos canais fechados GloboNews e GNT, que alcançaram mais de 4,7 milhões de pessoas.

 

2015 – Arquitetura mudando vidas

Em 2015, houve outra campanha nacional exaltando os benefícios de se contratar arquitetos e urbanistas. A campanha “Arquitetura Transformando Vidas” mostrava a belíssima casa de Dona Dalva, diarista de São Paulo. Com R$ 150.000 – incluindo os custos do projeto – os arquitetos ergueram uma casa simples, mas bonita e confortável. Era um exemplo de que a Arquitetura, mesmo com poucos recursos, pode transformar vidas. E que construir com arquitetos e urbanistas é garantia de economia e qualidade.

O objetivo foi mostrar à população brasileira que as obras feitas com auxílio de arquitetos e urbanistas acabam custando menos do que as construções feitas apenas com pedreiros. Arquitetos e urbanistas também garantem segurança, conforto e a valorização de seu patrimônio. Os anúncios foram veiculados com a mesma intensidade em TV, rádio, jornais, revistas, internet, redes sociais e no Metrô de São Paulo. Após a campanha, a residência venceu o Prêmio ArchDaily de melhor casa do mundo, promovido pelo site de arquitetura mais acessado no mundo.

 

2014 – Arquitetos e as cidades

Em 2014, as comemorações do Dia do Arquiteto envolveram uma campanha nacional de valorização dos arquitetos e urbanistas. A peça principal da campanha é um vídeo de 30 segundos, veiculado no Fantástico (TV Globo) e nos telejornais. Também foram feitos anúncios nos maiores portais de internet do Brasil. Os anúncios trataram das principais atividades realizadas por arquitetos e urbanistas na construção das cidades.

 

2013 – Primeiros anos do CAU

Em 2013, a campanha do Dia do Arquiteto mostrou à sociedade brasileira as principais realizações do CAU/BR até então, como a criação do Código de Ética, da Tabela de Honorários e a definição das atividades privativas de arquitetos e urbanistas.

Via CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

CAU/BR

5º Encontro Nacional de Comunicação do CAU debate um dos pontos prioritários da gestão

Pular para o conteúdo