Conteúdo

Datapedia: conheça o site que agrupa dados sobre todos os municípios do país

Informações coletadas nos mais diversos bancos de dados públicos podem ajudar na gestão de cidades.

datapedia
Página inicial da Datapedia (Imagem: datapedia.info)

O acesso à informação é uma ferramenta crucial para manutenção das cidades. Com a interpretação correta de dados é possível se traçar um caminho eficaz para políticas públicas. A partir dessa missão nasceu a Datapedia, uma plataforma digital de serviços que agrupa em uma única janela dados oficiais de todos os municípios do país.

A plataforma – que pode ser acessada em www.datapedia.info – inclui informações das 5.570 localidades brasileiras agrupadas, organizadas e apresentadas de uma forma simples em tela com visualização intuitiva. A ferramenta agrega dados das mais diversas fontes oficiais, como o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional e o Ministério da Saúde. Atualmente são mais de 10 bilhões de dados compondo o site.

Datapedia
Após pesquisa todos os dados do local aparecem agrupados e prontos para análise (Imagem: datapedia.info)

FERRAMENTA PARA OS GESTORES MUNICIPAIS

O CEO da Datapedia é o administrador público Marcos Silveira. Ele teve a ideia de criar a plataforma quando trabalhava com políticas públicas em Prefeituras.

“Percebi que gastava mais tempo coletando dados, espalhados por diversos sites, do que fazendo análise das informações. Existem muitos dados e informações importantes, mas estavam escondidas e em linguagem técnica que dificultava o trabalho”, explicou.

Silveira acredita que ferramentas como a Datapedia podem ajudar gestores e políticos a identificar necessidade e prioridades de determinado local para assim desenvolver políticas que sejam aplicadas de maneira mais dinâmica e eficaz.

“Um gestor que pretende melhorar a habitação precisa definir um índice de qualidade, saber qual a meta e em quanto tempo poderemos alcança-la. Traçar esse tipo de plano só é possível se os dados estiverem disponíveis de maneira amigável”, afirmou.

ACESSO GRATUITO

Silveira afirma que sua empresa tem primeiramente um objetivo social, assim todos os dados publicados na plataforma estão disponíveis gratuitamente para a sociedade.

“Para mim a Datapedia é uma plataforma para visualizar os invisíveis. A desigualdade do país deixa muitas pessoas escondidas, é aí que surge o desafio de melhorar os Municípios através do entendimento dos dados. É preciso lembrar que por trás dos números existem pessoas”, concluiu.

Um serviço de assinatura para pessoas que desejam construir análises comparativas e criar relatórios analíticos está em processo de construção pela equipe da Datapedia e deve estar disponível no segundo semestre de 2017.

Via CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo