Arquitetura

PBH abre concurso nacional para revitalização da avenida Bernardo Monteiro

As propostas devem ser enviadas via Correios até o dia 11 de janeiro de 2019

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está abrindo concurso nacional para a escolha de um projeto de revitalização para a avenida Bernardo Monteiro. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município do último sábado, dia 13/10.

O concurso leva em conta diretrizes aprovadas pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) e foi resultado de amplas discussões com a sociedade, como ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.

“Nós dialogamos com os comerciantes do entorno, os feirantes participantes das feiras populares que antes ocorriam ali, com membros do Movimento Fica Ficus, com representantes do Ministério Público, da Câmara Municipal de Belo Horizonte e com técnicos de todas as áreas da PBH envolvidas com a gestão dos espaços”, afirmou.

Entre as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Patrimônio para o projeto destacam-se:

  1. Prever o retorno de árvores de grande porte e copas frondosas, visando a garantir a continuidade da paisagem monumental e de referência e das condições de conforto ambiental anteriormente existente nos locais;
  2. Garantir o retorno, ao canteiro central da avenida Bernardo Monteiro, das feiras que antes nele ocorriam;
  3. Contemplar a revitalização geral dos espaços, incluindo não somente a vegetação, como os pisos, a iluminação, o mobiliário e demais equipamentos e elementos afins existentes;
  4. Tendo em vista o longo prazo necessário para a obtenção dos resultados esperados com revitalização da vegetação arbórea de grande porte dos locais, prever a implantação de etapa de transição, com resultados de curto prazo, podendo ser utilizadas, por exemplo, estruturas temporárias, para suporte a trepadeiras ou outras espécies de crescimento rápido, visando à geração de áreas sombreadas, até que as copas das novas árvores venham a exercer esta função.

Por se tratar de um Concurso de Paisagismo, as propostas deverão ser apresentadas por equipes de profissionais, representadas por pessoas físicas ou jurídicas, conforme as normas estabelecidas no edital.

avenida-bernardo-monteiro

 

Processo: 01-177.053/15-00

Objeto: Concurso para selecionar as melhores Propostas de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, em formato de Estudo Técnico Preliminar, apresentadas por pessoa física (individualmente ou em conjunto em regime de coautoria, por meio da identificação de um coordenador) ou jurídica de direito privado (única ou conjunto em regime de coautoria de pessoas jurídicas), não integrantes da Administração Pública, que apresentem propostas para a Revitalização do Conjunto Histórico e Paisagístico da Avenida Bernardo Monteiro, nos termos e condições constantes do Edital e de seu Anexo I.

Inscrições, exclusivamente mediante envio das propostas encaminhadas via Correios, com o respectivo Aviso de Recebimento (AR), ou entregue diretamente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, utilizando as referências e endereço indicados a seguir:

Destinatário: Comissão Organizadora do Concurso Nacional de Estudos para a Revitalização da Avenida Bernardo Monteiro
Secretaria Municipal de Meio Ambiente / Gerência de Projetos Especiais
Av. Afonso Pena, nº 342 – 8º andar – Centro
CEP: 30130-001 – Belo Horizonte/MG
Horário: 9h 00min às 17h 00min

Prazo: o envio das propostas devem ser feitos em até 60 dias úteis.
Início: 16/10/2018
Final: 11/01/2019

Esclarecimentos: Questões e dúvidas técnicas relativas a este edital, disponível na íntegra no site www.pbh.gov.br/dom, deverão ser encaminhadas para o e-mail gepro@pbh.gov.br até 3 (três) dias úteis antes da data de encerramento das inscrições.

Para consultar o edital completo, acesse o Diário Oficial do Município.

Via PBH

0 resposta

  1. O concurso não vai disponibilizar aos candidatos interessados as bases para projeto? Como vamos idealizar este projetos sem as bases atualizadas atuais do local?

    1. Fizemos esse concurso na faculdade eu e um amigo de turma vencemos, acho engraçado é ter um edital da faculdade cumprir todos os requisitos o projeto ser aprovado por professores competentes com doutorado e no final só ganhar um certificado e abrirem o mesmo concurso para “equipe de profissionais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

CAU/BR

5º Encontro Nacional de Comunicação do CAU debate um dos pontos prioritários da gestão

Pular para o conteúdo