CAU/BR

Comissões eleitorais participam de treinamento para as Eleições do CAU

Membros das Comissões Eleitorais dos CAU/UF receberam instruções de como conduzir o processo

Arquitetos e urbanistas brasileiros escolhem no dia 31 de outubro os conselheiros que vão dirigir o CAU/BR e os CAU/UF entre os anos de 2018 e 2020. Espera-se que mais de 140.000 profissionais participem das Eleições do CAU 2017. Nos dias 29 e 30 de junho, mais arquitetos e urbanistas que participam das comissões eleitorais dos CAU/UF estiveram em Brasília para um treinamento sobre as regras e as etapas do processo eleitoral. “Estas Eleições do CAU são uma celebração do nosso momento, em que conseguimos trazer para as nossas mãos a responsabilidade sobre o gerenciamento de nossa profissão”, afirmou o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, na abertura do evento. “Gostaria que essa fosse uma eleição exemplar”.

Estiveram presentes membros das comissões eleitorais dos CAU/UF e funcionários designados para assessorar essas comissões. A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) apresentou o regulamento eleitoral, o calendário de eventos e forneceu instruções de como as Comissões Eleitorais dos CAU/UF devem proceder durante cada passo do processo. As Comissões Eleitorais possuem de três a cinco membros, sendo a maioria de não-conselheiros. O coordenador é obrigatoriamente um arquiteto e urbanista sem cargo no CAU.

Competência das Comissões Nacional e Estaduais

O coordenador da Comissão Eleitoral Nacional, Amílcar Coelho, abriu o treinamento falando sobre a competência das comissões. Enquanto as Comissões dos CAU/UF são responsáveis pela condução e divulgação das eleições nos Estados e no Distrito Federal, incluindo aí os julgamentos sobre registros de candidatura, impugnações e denúncias. A Comissão Eleitoral Nacional é responsável por convocar as eleições, definir o número de conselheiros em cada CAU/UF, julgar os recursos às decisões das Comissões dos CAU/UF e publicar o resultado final das Eleições do CAU. Outros temas tratados foram:

  • Definição dos colégios eleitorais (arquitetos aptos a votar)
  • Regras para registro de candidaturas
  • Trâmite de denúncias e impugnações
  • Regras para campanha das chapas concorrentes
  • Votação via internet
  • Pos-Eleição (justificativa de quem não votou)

A próxima etapa das Eleições do CAU é a divulgação dos colégios eleitorais, com os arquitetos e urbanistas aptos a votar. A partir dessa lista será definido o número de conselheiros no CAU/BR e em cada CAU/UF. No início de agosto será publicado o Edital das Eleições do CAU. Todos os passos serão divulgados nos sites do CAU/BR e dos CAU/UF. O Regulamento Eleitoral, elaborado após consulta pública aberta a todos os arquitetos e urbanistas, pode ser acessado aqui.

Veja aqui a página do CAU/MG para as Eleições do CAU 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/MG

Justiça suspende licitação do Iphan-MG em Diamantina após ação do CAU/MG

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Pular para o conteúdo