CAU/BR

Centenário de nascimento de Athos Bulcão terá homenagem no Congresso

O Senado Federal realiza uma série de ações em tributo ao artista

Em comemoração ao centenário de nascimento de Athos Bulcão, o Senado Federal inaugurou no dia 3 de julho, às 10h da manhã, a exposição “ATHOS BULCÃO arte e integração” no Espaço Senado Galeria. Em seguida, foi realizada Sessão Solene com participação de deputados e senadores.

A exposição é realizada em parceria com a Fundação Athos Bulcão e conta com 15 quadros, gravuras e parte dos azulejos de algumas de suas grandes obras. A mostra ficará aberta ao público até 29 de julho.

Athos Bulcão
Imagem: Câmara dos Deputados, divulgação

Obras

Athos Bulcão costumava dizer que não assinava sua obra porque a obra já era a sua assinatura e o observador o identificaria ao observá-la. Quem conhece o trabalho do artista realmente o identifica com facilidade nas formas geométricas das paredes azulejadas e nos painéis em madeira também em formato geométrico.

Um painel vermelho em madeira com figuras geométricas do artista plástico compõe uma parede divisória do Salão Nobre do Senado, onde são realizadas diversas solenidades de cunho cultural. Na sequência, quem entra no Salão Negro pode observar a parede em mármore branco, intercalada por desenhos retangulares em granito negro, também de sua autoria.

O Senado recebeu uma parede inteira azulejada em branco e azul que levam a “assinatura” do artista. Em dois andares, a parede compõe o jardim de inverno da sala da Presidência e se estende até a sala grande da Secretaria da Mesa.

Outra obra chama a atenção dos visitantes: são dois painéis vermelhos em madeira que ocupam as paredes laterais em frente à Ala Senador Teotônio Vilela, que abriga vários gabinetes de senadores. Um efeito de luz e sombra distingue as formas que o artista imprimiu às obras.

Outras ações

As criações de Athos Bulcão estão presentes no Palácio do Congresso Nacional e estão no roteiro que retrata a vida e obra do artista plástico, elaborado pela Visitação Institucional do Senado. A Visita Inaugural será realizada às 14h30 do dia 3 de julho e poderá ser agendada durante todo o mês de julho pelo site www.congressonacional.leg.br

Também a partir do dia 3 de julho o Espaço Ivandro Cunha Lima receberá uma mostra com as releituras das obras de Athos Bulcão, feitas pelo servidor do Senado Fernando Ribeiro. A mostra inaugura o Projeto Artistas no Congresso, que convida artistas para compartilhar seus olhares sobre as obras de arte do Congresso Nacional.

Além disso, a programação da TV Senado veiculará em sua programação peças curtas produzidas especialmente para o centenário do artista.

Com informações da Agência Senado

 

Material relacionado

Google Doodle

Quem é Athos Bulcão, o brasileiro homenageado no doodle do Google? Leia mais

Homenagem CAU/MG

O Relatório de Gestão do CAU/MG – 2015-2017 foi produzido no final de 2017, ano anterior ao centenário de Athos Bulcão. O design da capa e contra-capa foi inspirado nos azulejos do pintor, escultor, desenhista e artista brasileiro.

Clique aqui e confira o documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Fórum de Presidentes: Fiscalização como atividade fim do CAU/BR em debate

CAU/BR

SICCAU passará por manutenção programada nesta sexta (15)

Notícias

Comissão de Apoio Técnico traça planos e metas em primeira reunião

Pular para o conteúdo