Acessibilidade

Fórum Técnico do CAU/MG discute planejamento urbano em Montes Claros

Evento busca através de palestras e dinâmicas com público, encontrar soluções para o município

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, por meio de sua Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental Sustentável – CEPUAS/MG, com o apoio institucional da Faculdades Santo Agostinho – FASA, realizou em Montes Claros a primeira edição do Fórum Técnico com Virada Criativa. No encontro foram discutidas questões ligadas à arquitetura e urbanismo capazes de embasar a formulação de propostas de projetos de lei e ações para a melhoria da cidade. Segundo o coordenador da CEPUAS/MG, arquiteto e urbanista Sergio Myssior, o principal objetivo do encontro é reforçar a importância da arquitetura e do urbanismo para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Myssior destaca a importância dos processos participativos na formulação, planejamento e implantação da política urbana.

planejamento urbano

 

Fórum Técnico na Globo

Clique na imagem abaixo para assistir matéria da Globo Grande Minas sobre o evento que o CAU/MG realizou em Montes Claros, como também relatos de pessoas que moram no município sobre os problemas que lidam no dia a dia com a falta de planejamento.

planejamento urbano

 

Estudantes e profissionais participam de intervenção no evento

Durante o segundo dia do Fórum Técnico, foi realizada uma atividade participativa direcionada para a população local e para os estudantes universitários. Essa dinâmica é denominada “Virada Criativa”.

Conduzida pelo arquiteto e urbanista Guilherme Takeda, a oficina já foi realizada em diversas cidades brasileiras. Como São Paulo, Belo horizonte, área metropolitana do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Piraí, porto real no estado do Rio de Janeiro e Gravatai e Viamão no Rio Grande do Sul.

Seu objetivo é sensibilizar e motivar a comunidade sobre a importância da participação no processo de planejamento e gestão da cidade e estimular o envolvimento dos estudantes de arquitetura e urbanismo nas políticas públicas relacionadas à arquitetura e ao urbanismo. Uma oficina colaborativa de ideias que desenvolve um repertório popular de melhorias para a cidade. É a população se expressando e contribuindo com a “cidade que queremos”, conforme explica o coordenador da CEPUAS/MG, Sergio Myssior.

Arquiteto e urbanista, Guilherme Takeda, e a oficina dinâmica “Virada Criativa”.

 

Ao final da virada, foi produzido um caderno de ideias que apresentou sugestões de melhorias para a cidade, advindas das contribuições da sociedade, estudantes e profissionais presentes. Esse caderno foi entregue para o secretário de infraestrutura e planejamento urbano da Prefeitura Municipal de Montes Claros, Guilherme Augusto, representando o prefeito municipal, Humberto Guimarães Souto.

Clique aqui e baixe o Caderno de Propostas da
Virada Criativa para a cidade de Montes Claros

 

Próximos eventos

Montes Claros foi a primeira cidade a sediar o evento. Agora, a próxima parada do Fórum Técnico é o município de Uberlândia, no Triângulo Norte de Minas, e em seguida Juiz de Fora. Ao fim, um evento de fechamento que visa consolidar os resultados dos trabalhos, realizados nas três edições, em Belo Horizonte.

planejamento urbano
Conselheiros do CAU/MG na mesa: Coordenador da CEPUAS-MG, Sérgio Myssior, e Diretor da FASA-MOC, Antônio Augusto.

 

Presidente e conselheiros do CAU/MG, representantes do Colegiado de Entidades dos Arquitetos e Urbanistas e membros do corpo docente da Faculdade Santo Agostinho estiveram no evento.

planejamento urbano planejamento urbano

Fotos: Faculdade Santo Agostinho – Montes Claros/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Pular para o conteúdo