Arquitetura

CAU/MG participa de audiência na Câmara Municipal sobre Plano Diretor

Sessão pública é um dos esforços do órgão de levar a sociedade a conhecer e tirar dúvidas sobre as mudanças

 

Câmara Municipal sobre Plano Diretor
Presidente do CAU/MG, arq. urb. Danilo Batista. (Foto: Karoline Barreto/CMBH)

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, o arq. urb. Danilo Batista, esteve na Câmara Municipal de Belo Horizonte na última quinta-feira, dia 08 de novembro, quando participou da mesa de abertura da audiência pública sobre o Plano Diretor da capital mineira, objeto de aprovação do PL 1749/2015, cujo tema de discussão foi Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário.

Na ocasião, Danilo agradeceu a oportunidade da participação e falou da importância dessas audiências e do seminário previsto para os dias 09 e 10/11/18. Citou também que há 04 anos se discute o projeto de lei, e que é necessário se chegar a uma proposta de equilíbrio, que atenda os movimentos populares, em especial os de habitação de interesse social, a sociedade, os técnicos e os empresários do setor da construção civil. Enfatizou que o papel do CAU/MG não é de discutir o mérito do Plano Diretor, mas de promover o debate. Citou que, nesse sentido, o Conselho realizará um evento, organizado pelas entidades do Colegiado de Entidades Estaduais dos Arquitetos e Urbanistas do CAU/MG – CEAU-CAU/MG, no final de novembro, quando haverá um amplo debate técnico sobre o PD, envolvendo todos os setores interessados no tema.

Câmara Municipal sobre Plano Diretor
Audiência no Plenário Amynthas de Barros. (Foto: Karoline Barreto/CMBH)

 

Assista abaixo a fala do Presidente do CAU/MG, retirada da gravação da 5ª Reunião Extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara.

Para o vídeo original e completo, clique aqui.

 

CMBH: Mudança no potencial construtivo divide opiniões em audiência sobre Plano Diretor

Para Sinduscon, outorga onerosa prejudicará pequenos empresários; PBH alega que cobrança fomentará melhorias urbanísticas

O valor do coeficiente de construção e a descentralização da Cidade foram foco da audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quinta-feira (08/11), para debater o Projeto de Lei 1749/15, que propõe a revisão do Plano Diretor de Belo Horizonte. O objetivo da atividade foi trazer para a sociedade mais uma oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre as propostas do Executivo para mudanças no planejamento urbanístico da capital.

“Queremos que BH volte a ter desenvolvimento organizado e que possa trazer benefícios para a população”, afirmou Jair di Gregório (PP), presidente da Comissão. De acordo com os vereadores Carlos Henrique (PMN), Fernando Luis (PSB) e Wesley Autoescola (PRP), a audiência pública favorece a esculta de diferentes setores, em um contexto marcado por várias divergências: “achamos por bem, antes de votar o projeto, responder os questionamentos da população, de modo que possamos chegar a um consenso favorável para a sociedade”, disse Fernando Luis.

Confira aqui a matéria completa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/MG

Justiça suspende licitação do Iphan-MG em Diamantina após ação do CAU/MG

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Pular para o conteúdo