Arquitetura

IAB-BR: Brasil precisa de concurso de arquitetura

concurso de arquitetura

Neste quadro de dificuldades em que se encontra a profissão do arquiteto, é muito estimulante ver a valorização da pesquisa arquitetônica através da modalidade de concurso público de projeto.

Sim, o trabalho de projeto do arquiteto é permanentemente um exercício de pesquisa e inovação, muitas vezes incompreendido, ou sub-avaliado, nessa dimensão criadora. Seja em materiais, em sistemas construtivos ou na própria organização espacial, há um permanente questionamento por parte do arquiteto, que resulta em novas proposições, promotoras do avanço da cultura arquitetônica, da indústria e de muitos outros setores da economia e da cultura.

O concurso de projeto é um dos lugares privilegiados onde ocorre esse exercício criador, sobretudo pela participação e vitalidade de jovens arquitetos.

Catálogo online de concursos de projetos

O IAB, cuja ata de fundação, há quase cem anos, estabelecia o objetivo de promover concursos de projetos, fica muito orgulhoso de divulgar o site, onde colegas da Universidade Estadual de Londrina organizaram um catálogo com o resultado de concursos organizados pela entidade entre 2000 e 2016.

A valorização do projeto e do trabalho do arquiteto é um objetivo para além da corporação, é uma exigência para o desenvolvimento do país. O Brasil só tem a ganhar com a revisão da lei de Licitações, a 8.666/93, se vier a instituir a obrigatoriedade de concursos públicos de projeto para obras públicas.

Basta constatar a excelência dos resultados através do endereço: http://catalogoconcursodeprojeto.blogspot.com.br/

Via IAB Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo