Arquitetura

Arquiteto denunciou risco de incêndio no Museu Nacional ao Ministério Público

Denúncia foi feita ao Ministério Público Federal no mês de julho

incêndio no Museu Nacional

Há pouco mais de um mês um arquiteto e urbanista apresentou denúncia formal ao Ministério Público Federal alertando que o Museu Nacional do Rio de Janeiro podia “pegar fogo a qualquer momento, e é um milagre que isto ainda não tenha acontecido”. Na denúncia, o arquiteto alerta que o acervo é insubstituível, e detalha o cenário de fios desemcapados, gambiarras elétricas e coberturas de plástico inflamável que se encontrava no Museu, administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “É urgente uma vistoria dos bombeiros”, alertou o arquiteto.

Confira aqui a reportagem

O caso foi relatado pela TV Globo no Bom Dia Brasil de 4 de setembro. O telejornal mostrou os documentos do Ministério Público referentes ao caso. No início de agosto, após receber a denúncia, o procurados responsável pediu ao arquiteto provas sobre as más condições do museu. O arquiteto enviou então fotos mostrando a rede elétrica em condições precárias, com fios soltos e infiltração no teto. O MPF pediu então à UFRJ se o Museu possuía alvará do Corpo de Bombeiros, que pediu mais tempo para responder à denúncia.

incêndio no Museu Nacional

O CAU/BR divulgou nota lamentando a tragédia do Museu Nacional e alertando para o risco de haver novos casos. “A realidade, lamentavelmente, é que a situação do Museu Nacional não é única. Outras tragédias iguais podem ocorrer. Os valores que nos identificam como sociedade não podem virar cinzas como o Museu Nacional. Conclamamos o Estado, os arquitetos e urbanistas, as universidades, os intelectuais, as entidades de classe, enfim, a sociedade brasileira a se mobilizar”, diz o texto.

Veja a Nota do CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo