Concursos

Alunos da EAUFMG são contemplados em concurso internacional

Esse é mais um concurso, de cinco, do qual participou um grupo de estudantes da EAUFMG recentemente.

Existe um espaço para que estudantes, jovens arquitetos, e profissionais inovadores de todo o mundo possam discutir e desenvolver suas propostas no formato de uma competição internacional de ideias. Esse espaço é o ARCHICONTEST, desenvolvido pelo projeto “Start for Talents”, cujo objetivo é a promoção e divulgação da cultura arquitetônica.

A competição mais recente do Archicontest levou os participantes a elaborar uma proposta para as instalações da Escola de Artesãos no distrito de Cannaregio em Veneza, Itália. A ideia era criar uma ponte entre o presente e o futuro através da  arquitetura contemporânea e dos tradicionais ofícios da cidade.

Dentre os nomes contemplados nesta competição, estão os de Lucas Fukuda, Octavio Henrique e Thomaz Yuji. O mais interessante é que eles são três estudantes mineiros, alunos da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais – EAUFMG, em Belo Horizonte.

Depoimento da equipe responsável pelo projeto premiado.

“A nossa proposta buscou entender o ofício e por ser uma escola, escolhemos enfatizar o processo de aprendizagem a partir do encontro com a diversidade. Essa característica se mostrou fundamental por se tratar de Veneza, cidade de Marco Polo.

A edificação ao invés de responder diretamente ao programa solicitado, um grande auditório, salas multiuso e três laboratórios das artes tradicionais de Veneza (vidro, papel machê e tecido), concentramos nossos esforços em uma outra pergunta: seria possível uma escola, que seja ao mesmo tempo um grande laboratório experimental, conectado com a cidade, que refletisse essas três artes em conjunto?  Acreditamos que essa estratégia seria fundamental para aproximar os artesãos dos aprendizes.

Assim como Louis Khan acreditava, “A arquitetura dá corpo ao incomensurável”. Com isso em mente, escavamos uma nova camada de domínio público, incorporando uma transição íntima que convida as pessoas a fazerem parte desta comunidade. A maleabilidade do papel machê cria um auditório polivalente. A transparência do vidro está presente nas conexões visuais e nas possibilidades de aprender sem fronteiras. Finalmente, a delicadeza do tecido reside no entrelaçamento dos níveis, e na fachada tectônica, representada pelas braçadeiras de aço, chegando ao nível do detalhe (inspirado no trabalho do Artesão). Essas relações contribuem na formação multidisciplinar em uma sociedade globalizada.”

Além dos estudantes mineiros, tivemos outras duas participantes brasileiras na lista de premiados. Thais de Freitas e Marina Nallin Violin ficaram em primeiro lugar na competição. Clique no link abaixo para conferir os trabalhos:

Confira os vencedores da premiação Archicontest – Veneza (em inglês)

O vice-presidente do CAU/MG, o arquiteto e urbanista Júlio De Marco, julga importante a participação de estudantes e jovens arquitetos em competições desse teor.

“Competições como esta permitem ao estudante e ao jovem arquiteto poder praticar o domínio do processo de planejar e criar e verificar em que condição se acha capacidade em relação ao estado da arte da arquitetura no plano global, mesmo sem efetivamente, estar produzindo uma obra ou dependendo de ter um cliente para produzí-la.

Assim, ele se qualifica e qualifica sua produção entre seus pares e realimenta o processo de discussão da arquitetura, contribuindo para o desenvolvimento deste processo. Assim, um concurso nunca é igual ao outro: as várias contribuições de um concurso como este são apropriadas coletiva e globalmente e ressurgem mais engrandecidas e revisitadas. É um grande laboratório de ideias e de divulgação delas.

Com isso processos e tecnologias locais tornam-se globais e o que as mais recentes técnicas têm a oferecer, tornam-se acessíveis através de uma proposição de natureza pragmática.

Há tanto uma interação do estudante e do arquiteto com a comunidade de profissionais num âmbito mundial, quanto se permite ao estudante e ao jovem arquiteto ter uma referência a seu trabalho, mesmo ainda estando em processo de inserção no mercado de trabalho”, disse Júlio De Marco.

Alunos mineiros em competições internacionais

Esse é mais um concurso, de cinco ao todo até o momento entre 2016 e 2017, do qual participou um grupo de estudantes da EAUFMG, com bom resultado e premiações. No final do ano passado divulgamos outro projeto desenvolvido por professores e estudantes contemplado em concurso promovido pela instituição espanhola Archmedium. Clique aqui para acessar a notícia.

 

0 resposta

  1. Mas gente o primeiro lugar ficou com uma arquiteta brasileira e vcs nem mencionaram isso, como assim?! isso tudo é vontade de puxar sardinha pra UFMG?

    1. Caro Elves.
      Foram os alunos que entraram em contato com o CAU/MG, nos informando sobre a premiação. Focamos a matéria no trabalho deles porque são mineiros, não porque são da UFMG.
      Ainda não temos informações sobre as brasileiras também contempladas, e o que podemos informar é que ficaram em primeiro lugar. Caso tenha alguma informação, encaminhe para comunicacao@caumg.gov.br

    2. Os ganhadores do concurso são de Campinas (PUC campinas) e essa é a página do CAU Minas gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo