Arquitetura

Confira a agenda do Projeto Rotas e saiba quais cidades vão receber o CAU/MG em abril

Profissionais e demais interessados podem cadastrar denúncias até a quinta-feira anterior de cada rota para que sejam incluídas no trajeto

rotas
Através do “Projeto Rotas: Fiscalização”, o Conselho realizou mais de 40 vistorias locais fora da RMBH em 2018.

Uma das propostas da nova gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG é atender o maior número possível de demandas dos serviços do Conselho pelo extenso estado de Minas Gerais. A partir deste mês, inicia-se um trabalho de interiorização intenso, através do “Projeto Rotas”.

No Projeto Rotas são determinados os trajetos que atendam o maior número possível de municípios por deslocamento. Durante as viagens serão realizadas ações de fiscalização, palestras, reuniões institucionais com órgãos gestores ou entidades, e o que mais se fizer necessário.

O principal objetivo desse esforço é combater o exercício irregular da profissão, assim como promover a valorização da arquitetura e urbanismo. O que pode ser alcançado não apenas com fiscalização, mas também com orientações sobre a função do CAU/MG e a importância da arquitetura e urbanismo e do arquiteto e urbanista na construção de cidades justas e de qualidade.

Agenda de abril do Projeto Rotas

Nas próximas três semanas de abril, o Projeto Rotas vai percorrer municípios nas regionais dos escritórios de Uberlândia, Ipatinga e Poços de Caldas. Dentre as ações que serão executadas, a principal é a fiscalização.

Nossa ações são inicialmente balizadas através de denúncias prévias. No entanto, com o anúncio da visita de antemão, tanto profissionais quanto sociedade em geral podem cadastrar novas denúncias. Isso contribui com a elaboração de uma melhor rota de fiscalização.

As denúncias, anônimas ou não, podem ser feitas até a quinta-feira anterior à semana da visita, através do SICCAU (clique aqui) ou aplicativos (clique aqui). Confira abaixo os dias e municípios com ações já planejadas:

09 a 13 de abril

  • Araguari
  • Uberlândia
  • Patos de Minas

16 a 20 de abril

  • Ipatinga
  • Belo Oriente
  • Açucena

23 a 27 de abril

  • Lavras
  • Varginha
  • Poços de Caldas

0 resposta

  1. Legal demais!! Uai!! Porque não vêm a Caratinga? Gostaria muito de poder ajudar na inclusão de arquitetos e demandas na minha região. Estamos precisando muito, ainda mais depois que criaram um curso de arquitetura na universidade aqui. Gostaria de ajudar e participar mais do CAU, mas aí em BH fica complicado e muito distante.

    1. Olá Andréa.
      É sempre bom ver esse entusiasmo. Na semana de 16 a 20 de abril, a segunda desta agenda, as rotas de fiscalização serão realizadas por nossa fiscal em Ipatinga. Se quiser cadastrar denúncias, a tempo de incluirmos nessa viagem, acesse o SICCAU. Quanto a outras demandas e sugestões, envie um e-mail para assessoria.eventos@caumg.gov.br, para que possamos avaliar e dar os devidos encaminhamentos.

  2. E Belo Horizonte? O CAU só fiscaliza o interior? Nunca vi uma notícia de fiscalização na capital e região metropolitana. Sempre divulgam os mesmos lugares.

    1. Olá Marcos. Talvez não tenha visto quando saíram, mas publicamos no final de 2017 duas notícias sobre vistorias na RMBH. Confira clicando nos links Notícia 1 e Notícia 2.
      As denúncias no interior de Minas somadas passam as de Belo Horizonte, no entanto, por questões logísticas, sempre conseguimos atender mais as de Belo Horizonte e região. Agora que temos a possibilidade de atender a grande demanda do interior, temos mais notícias dessas. Mas ainda sim, diligências na capital são as mais atendidas. Todas essas informações você encontra em nossos Relatórios de Atividade e Gestão.

    1. Olá Gizela.
      Se for para fiscalizações, é necessário cadastrar uma denúncia. Assim, a gerência poderá adequar as próximas rotas de modo que a cidade onde encontra-se a denúncia seja incluída. Para solicitar palestras, eventos, encaminhe um e-mail para assessoria.eventos@caumg.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo