Arquitetura

Belo Horizonte sediará 2º Seminário de Ensino e Formação na Arquitetura

 

Arquivo aberto da proposta de revisão das
Diretrizes Curriculares Nacionais em Arquitetura
DOWNLOAD

 

Evento conta com palestras e debates acerca das diretrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

Dando continuidade à primeira edição, realizada em agosto deste ano em Aracaju/SE, o “Seminário Nacional de Ensino e Formação Profissional – As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de arquitetura e urbanismo frente aos novos paradigmas do ensino e do mundo atual” tem como objetivo promover um amplo diálogo entre os profissionais da área e os membros de toda a comunidade acadêmica, através do fomento de discussões, em todo o território nacional, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O estado de Minas Gerais sedia, então, a segunda edição no Instituto Izabela Hendrix, nos dias 19 e 20 de outubro.

Serão dois dias de palestras, debates e oficina. Dentre as temáticas a serem abordadas destacam-se os novos padrões e desafios dos cursos de arquitetura, novas tecnologias do ensino à distância, paradigmas, questões contemporâneas do ensino e seu status atual no Brasil. Na oportunidade, será apresentada a Carta Aberta do Sergipe, um documento com propostas de diretrizes curriculares a ser enviado para Comissão Nacional de Ensino que foi redigido no primeiro seminário, e em seguida será desenvolvida a Carta Aberta de Minas Gerais.

O evento é realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, através de sua Comissão de Ensino e Formação – CEF-CAU/MG, e conta com apoio da Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CEF-CAU/BR e da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA, e apoio institucional do Instituto Metodista Izabela Hendrix.

 

Inscrições

Para participar, os interessados devem realizar o cadastro no link abaixo. O acesso ao evento se dá através de doação de 1kg de alimentos não perecíveis, exceto sal. (entregar no dia do evento).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

 

Programação

19 DE OUTUBRO (sexta-feira, de 13h30 às 18h)

13h30 – Credenciamento

14h – Abertura

• Coordenador da CEF– CAU/MG – Prof. Dr. Ítalo Itamar C. Stephan
• Vice-Presidente do CAU/MG – Paulo Henrique Silva de Souza
• Presidente da ABEA – Prof. Dr. João Carlos Correia

14h30 – Palestra: ” As Diretrizes Curriculares Nacionais  frente aos novo paradigmas e desafios nos cursos de Arquitetura e Urbanismo”
Palestrante: Prof. Dr. João Carlos Correia (Presidente ABEA)

15h – Palestra: “A cidade como lugar de ensino-aprendizagem”
Palestrante: Profa. Dra. Ana Maria Reis de Goes Monteiro (UNICAMP)

15h30 – Palestra: “Questões contemporâneas do ensino de arquitetura e urbanismo”
Palestrante: Prof. Dr. Flávio Lemos Carsalade (UFMG)

16h00 – Debate

16h30 – Intervalo – Coffee Break

17h00 – Palestra: “TICs no processo educacional”
Palestrante: Prof. Dr. Frederico José Vieira Passos

17h30 – Debate

18h00 – Encerramento e entrega de material para oficina e debate no dia 20/10

 

20 DE OUTUBRO (sábado, de 13h30 às 18h)

13h30 – Palestra: “Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil”
Palestrante: Prof. Me. Andrea Vilella (CAU/BR)

14h00 – Palestra: “Conhecer o ofício”
Palestrante: Prof. Dr. Hélio Costa Lima (CAU/BR)

14h30Discussão da carta sobre as DCNs

16h00 – Intervalo – Coffee Break

16h30Apresentação da Carta de Aracaju e Redação da Carta de Minas Gerais

17h00Solenidade de entrega do Prêmio TCC 2018

18h00 – Encerramento

 

Conheça os palestrantes

João Carlos Correia

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2008) e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Engenheiro de Segurança do Trabalho. Arquiteto e Urbanista. Diretor do Centro de Carreiras de Arquitetura e Engenharias. Coordenador e Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário INTA ¬ UNINTA. Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ¬ CAU/BR. Presidente da ABEA ¬ Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Experiência em gestão e coordenação de cursos superiores e legislação educacional. Ex¬Diretor¬Presidente de empresas de transporte urbano. Na área de Arquitetura e Urbanismo com atuação nos temas: ¬ projeto de arquitetura, projeto de urbanismo ¬ desenvolvimento urbano, regional e econômico ¬ transporte e tráfego, segurança no sistema viário, meio ambiente, tecnologia e materiais. Engenharia de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Técnico Industrial Mecânico com experiência em desenvolvimento e testes de veículos e componentes veiculares.

Ana Maria Reis de Goes Monteiro

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e mestrado em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Entre 2010 e 2012 foi Coordenadora de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. É representante da UNICAMP no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Campinas – CMDU. Desde 2012 é diretora da ABEA – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Desde 2016 é diretora do Centro de Memória (CMU/UNICAMP). Na pós-graduação atua no programa Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.Tem experiência na área de Teoria e Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de arquitetos e urbanistas, ensino de arquitetura, Arquitetura moderna brasileira, processo de projeto de arquitetura.

Flávio de Lemos Carsalade

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (2007). Foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (1999-2002) e do Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento Minas Gerais (1995-1998) e Secretário Municipal de Administração Urbana Regional Pampulha da Prefeitura de Belo Horizonte (2004-2007). É professor da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1982, onde foi seu diretor (2008-2012) e seu vice-diretor (1988-1991). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos arquitetônicos e urbanísticos, patrimônio cultural e ensino de arquitetura. Atualmente é Diretor da Editora UFMG e Presidente do ICOMOS Brasil.

Frederico José Vieira Passos

Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1978), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Ciências de Alimentos na North Carolina State University (1993). P.PhD em Ensino de Engenharia na North Carolina State University e na Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (2003). Durante o pós-doutorado visitou e avaliou experiências em diferentes universidades da Europa e dos Estados Unidos quanto a metodologias de ensino inovadoras (PBL e aprendizado cooperativo) e a utilização de TICs no processo educacional. Foi Pro-Reitor de Ensino da UFV no período 1997-2000 e Diretor da CEAD (Coordenadoria de Educacao Aberta e a Distancia) no período 2006 2015. Atualmente é Professor Titular e Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal de Viçosa.

Andrea Lúcia Vilella Arruda

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo – Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1988) e Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é Conselheira Federal Titular representante das IES do Conselho de Arquitetura e urbanismo do Brasil; coordenadora da Comissão de Ensino e Formação – CEF do CAU/BR e membro do Conselho Diretor. Foi Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (2016-2017) e representante da ABEA nos Colegiados de Entidades – CEAU do CAU/BR e CAU/MG. É do Conselho Diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/MG Núcleo Montes Claros; do Conselho Diretor da Associação Regional Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte de Minas – AREA; sócia cotista da Construtora Vilella Ltda.; Professora e membro do NDE da FACET/FASA – Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, construção de edifícios, entidades profissionais e ensino.

Hélio Cavalcanti da Costa Lima

Graduação em Arquitetura pela UFPE(1974), Especialização em Conforto Ambiental UFPB (1979), Mestrado em Engenharia de Produção pela UFPB (1985) e doutorado em Mutations Internationales Et Adaptation Regionale – Faculté d’Économie et Gestion, Université de Picardie, França (1994), aperfeiçoamento em Gestão de Obras de Restauro pelo CECI (2011). Professor Associado aposentado da Universidade Federal da Paraíba, membro da Comissão de Implantação do Curso de Arquitetura da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-americana. Foi Professor Visitante do Curso de Arquitetura da UNILA (2012-13) e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da UFPB (PPGAU). Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nas seguintes áreas: projeto arquitetônico, ensino de projeto, tecnologia e sustentabilidade da arquitetura, tectônica, arqueologia urbana (estruturas arquitetônicas), gestão de obras de restauro e conservação, história das técnicas e da tecnologia da arquitetura.

 

4 respostas

  1. Estamos articulando para irem 2 pessoas.
    Será fornecido certificado de participação?

    1. Olá Cabriella.

      Vamos disponibilizar certificados de participação digitais. Mediante solicitação após o evento e confirmação na lista de presença.

  2. Para participar da Solenidade de entrega do prêmio TCC, no sábado, necessito ir aos dois dias de evento?

    1. Olá. Você pode fazer a inscrição normalmente para o evento, e participar apenas do segundo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

Pular para o conteúdo