Notícias

Presidente do CAU/MG visita Juiz de Fora e Muriaé

A presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, Vera Carneiro de Araújo, visitou a região mineira da Zona da Mata, nos dias 11 e 12 de abril. Ministrou palestras para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, da Faculdade Doctum, da Faculdade de Minas – FAMINAS, e para profissionais na Prefeitura de Muriaé.
Segundo a presidente do CAU/MG, ainda há uma grande desinformação por parte do estudante de Arquitetura quanto à profissão. “Por isso é importante levar esse conhecimento para o estudante, para que, enquanto acadêmico, possa aproveitar melhor seus estágios. A faculdade qualifica, mas o estágio é fundamental. Se o estudante sabe que tipo de atividade pode exercer, ele vai direcionar melhor todo o aproveitamento dos estágios”, diz, elogiando a estrutura da FAMINAS e o curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição. Cerca de 150 alunos participaram da palestra.Vera destaca que o objetivo da palestra foi, principalmente, orientar os futuros profissionais quanto às atribuições da profissão e a importância do trabalho do arquiteto. “Percebemos que muitos dos erros que os nossos arquitetos cometem, no sentido de não valorizarem a sua profissão, é por desconhecimento. Os alunos têm que ter todas as informações para que possam direcionar o seu período escolar, através da análise das atribuições profissionais, para que verifiquem o que podem ou não fazer quando se formarem”, afirma.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMINAS, Regina Gouveia Varella, afirma que com a palestra, os acadêmicos já ficam sabendo, desde o início do curso, a importância do trabalho do arquiteto. Ela disse, ainda, que a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais trouxe para a região uma visão melhor da importância do trabalho do arquiteto e da criação de uma associação da categoria. “Temos na nossa região a atuação de pessoas que não são da área, exercendo ilegalmente a profissão, algo que está trazendo transtornos para a classe, porque essas pessoas não têm qualificação e nós, profissionais, temos que consertar os erros cometidos por essas pessoas. Elas agem de má fé, oferecendo o trabalho de arquiteto a um custo menor, pois não têm custo para nada. Não se registram, não pagam uma associação e nem um conselho e não gastam para estudar e para se qualificar”, aponta.

Em sua passagem pela cidade, Vera também participou de reuniões. Durante o dia, a presidente da CAU reuniu-se com o prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, onde entregou em mãos Ofício da Resolução nº51 do CAU/BR. Além de ministrar palestra e esclarecer dúvidas de profissionais da região, no Centro Administrativo.

Durante as viagens, também foram realizadas diligências pela fiscalização do Conselho.

Veja entrevista da Presidente, concedida à Rede Atividade de Comunicação em Muriaé:

MAIS SOBRE: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Assistência Técnica

CAU/MG recebe representantes do IFMG Santa Luzia para apresentação do Curso de ATHIS

Pular para o conteúdo