Arquitetura

Termina nesta sexta as inscrições para a 19ª Premiação de Arquitetura IAB-MG

Edição de 2017 do prêmio anual de arquitetura comemora o Centenário de Raphael Hardy Filho

Hardy
Prédio do IPSEMG na Praça da Liberdade, um dos projetos de Raphael Hardy (Foto: ARQBH)

O Departamento de Minas Gerais do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB-MG realizará a 19ª Premiação de Arquitetura IAB-MG 2017 – Centenário Raphael Hardy Filho com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional dos Arquitetos dentro do estado de Minas Gerais.

A ênfase da premiação é a criatividade, a valorização do projeto como ferramenta de tomada de decisão e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na natureza, a viabilidade e o compromisso do profissional e do futuro profissional com as necessidades e aspirações do homem contemporâneo.

A 19ª Premiação de Arquitetura é aberta a:

Todos os arquitetos formados e recém-formados até agosto de 2017 e estudantes do último ano da graduação que tenham completado seu TFG até agosto de 2017, que estejam interessados em inscrever trabalhos de sua autoria, elaborados no estado de Minas Gerais, individualmente ou por equipe em escritórios, autarquias e empresas públicas, produzidos nos últimos 5 (cinco) anos, nos termos e condições estabelecidas no edital.

Inscrição de projetos

Os projetos podem se referir a obras executadas ou a serem executadas em outros estados ou países, desde que elaborados por profissionais ou estudantes do estado de Minas Gerais.
Além de obras concluídas e trabalhos teóricos publicados, também poderão ser inscritos projetos, propostas e outros trabalhos relacionados com a Arquitetura, a Arquitetura de Interiores, o Urbanismo e o Paisagismo, bem como trabalhos finais de graduação de estudantes de arquitetura e urbanismo que tenham cursado Arquitetura e Urbanismo em escolas de Arquitetura de Minas Gerais.

Cada concorrente (individual ou equipe) poderá inscrever um número máximo de 03 (três) trabalhos, acompanhado de ficha técnica da equipe, Memorial Descritivo, com 01 (uma) ficha de inscrição quitada para cada trabalho, devidamente preenchida, nos valores estipulados no edital.

A Premiação de Arquitetura aceitará trabalhos inscritos para participação de forma individual (por um arquiteto associado ou aspirante) ou equipes de arquitetos associados ou não, inclusive empresas e escritórios.

CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA OFICIAL DA PREMIAÇÃO


RAPHAEL HARDY FILHO

Nasceu em Viçosa-MG, em 1917.

HardyProfessor Doutor em arquitetura, ao longo de sua carreira exerceu cargos de importância como o diretor da Escola de Arquitetura da UFMG e de Presidente do IAB-MG, além de ter sido orientador de diversos cursos e trabalhos. Em seu trabalho há influencias de vários arquitetos, mas principalmente de Le Corbusier, Mies Van de Rohe, Frank Loyd Wright, Gregory Warchavchik, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Sua obra é uma verdadeira aula de história, seu conceito evolui juntamente com o da arquitetura moderna, assumindo então um papel de um dos divulgadores da nova arquitetura em Belo Horizonte, estimulado pelo próprio espirito de vanguarda que a cidade vinha adquirindo.

Formou-se na segunda turma da UFMG, em 1937, juntamente com Nícola Santólia, João Jorge Coury e Shakespeare Gomes, nomes que seriam importantes para a arquitetura moderna em Minas Gerais. Além de terem se formado em uma época que nascia o conceito moderno de se fazer arquitetura, vinham de uma escola que já buscava o espirito novo.

Começou a trabalhar como arquiteto com José Roberto Monteiro de Castro, posteriormente Luiz Signorelli o convidou para trabalhar no projeto do Grande Hotel de Araxá.

Em seu extenso Curriculum, de mais de quarenta anos de profissão, constam além de diversas publicações sobre arquitetura e urbanismo, várias obras arquitetônicas, as quais se destacam: o antigo Ginásio do Minas Tênis Clube, o edifício sede do IPSEMG, situado na Praça de Liberdade, o edifício Sede Usiminas e o Conjunto Habitacional “Tereza Cristina”, que comporta 405 apartamentos, situado às margens da via expressa, em Belo Horizonte.

Raphael Hardy Filho já foi agraciado com o título de cidadão honorário de Santa Luzia/MG, e com a Medalha da Inconfidência; recebeu a o longo da sua carreira profissional, diversas premiações através de concursos públicos e privados. No ano de 2002, foi homenageado pelo IAB-MG, como arquiteto do ano no Salão João Jorge Coury, em Belo Horizonte-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

CAU/BR

5º Encontro Nacional de Comunicação do CAU debate um dos pontos prioritários da gestão

Pular para o conteúdo