Arquitetura

Saiba como foi o 15º Encontro entre Arquitetos: Arquitetura para crianças

Iniciativa teve por objetivo incentivar o olhar e pensar arquitetônico e urbanístico.

Nos dias 24 e 25 de janeiro, o CAU/MG e o seu Colegiado Permanente de Entidades dos Arquitetos e Urbanistas – CEAU-CAU/MG receberam, em Belo Horizonte, a arquiteta e urbanista Simone Sayegh, de São Paulo, uma das autoras do livro “Casacadabra”, que versa sobre casas projetadas por arquitetos renomados, com muitas informações e ilustrações que estimulam a criança a pensar e a desenvolver a compreensão do espaço em que habita, bem como o espaço urbano no qual elas se inserem.

Casacadabra: dê uma espiadinha from Pistache Editorial on Vimeo.

 

Apresentação do livro na Plenária do CAU/MG

A autora apresentou o livro no dia 24, durante a 61ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/MG, que acontece mensalmente na Casa do Arquiteto Sylvio de Vasconcellos, tendo ali, ao final do dia, ministrado uma palestra com a temática “Arquitetura e crianças, e a importância delas para o projeto e a construção de cidades”.

 

Oficina Casacadabra com pais e filhos

No dia seguinte, Simone realizou a “Oficina Pais e Filhos”, na qual lançou o livro para um público composto por crianças, pais e demais interessados, apresentando algumas imagens de obras arquitetônicas diversas para aguçar a percepção edilícia das crianças, ao mesmo tempo em que interagia com elas através de perguntas como: “O que é mais importante em uma casa?” – cuja resposta mais recorrente foi a conexão wi-fi -, ou: “Vocês preferem casa ou apartamento?” – ficando as respostas divididas entre “Casa, porque em apartamento não dá pra ficar pulando muito”, e “Apartamento, porque é mais seguro”. Após a apresentação inicial, chegou a hora das crianças botarem a mão na massa.

Inicialmente elas foram orientadas a desenhar a casa de seus sonhos, e dar nome para ela, assim como foram apresentadas as casas no livro.

Clique nas imagens abaixo para conferir as 12 ilustrações feitas na oficina:

Em seguida, deram asas à imaginação. Utilizando material reciclado, cada um construiu uma edificação: desde a casa com jardim botânico no telhado, da Raquel, até a “Lanfoguete”, do Davi – uma lanchonete com dois propulsores que levará os lanches pra onde for.

Por fim, chegou a hora de juntar as edificações em cima de papéis brancos, demarcando o território, para formar uma cidade, que as crianças batizaram com o nome de “Cidade Colorida”. Além de posicionarem suas obras, as crianças desenharam também estradas ligando as construções. O motivo? Para que pudessem visitar umas às outras.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

 

Notícia relacionada:

Clique aqui e confira entrevista das autoras do livro “Casacadabra”, Simone Sayegh e Bianca Antunes, concedida ao CAU/RS.

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo